Vereadores criticam o desserviço da EMBASA no município

Foto: Mesa Diretora - Sessão do dia 13 de Outubro de 2016

Requerimento ao Executivo Municipal de notificação para a EMBASA, em relação à urgência no sistema de tratamento de esgoto sanitário do município, foi destaque na sessão ordinária desta manhã de quinta-feira (13/10), na Câmara Municipal de Porto Seguro. O requerimento é de autoria do vereador Paulinho Toa Toa (PTB) e, contou com o apoio dos demais vereadores – que confirmaram o desserviço que empresa vem praticando no município, como descaso com o meio ambiente, esgoto sendo despejado nas praias e rios de Porto Seguro, Trancoso e Arraial d’Ajuda.

No pequeno expediente, que é o momento em que os vereadores têm três minutos para fazerem as suas colocações, três vereadores fizeram uso da palavra. O primeiro a se pronunciar foi Benedito Pereira Alves – Bene (PMDB), que deu os parabéns ao vereador mais votado no pleito mais recente, Van Van do Arraial (PT do B), com 2.250 votos. “Parabéns para aqueles que acreditaram em Van Van – empresário de sucesso que já passou muita necessidade. Era um sonho da família ver Van Van tornar-se vereador “, disse. Bené também justificou o desentendimento político em seu mandato como um amadurecimento e deu os parabéns à prefeita Cláudia Oliveira (PSD) pela vitória.

Em seguida, o vice-presidente da Casa, Dilmo Batista Santiago (PSB) falou sobre as especulações políticas pós-eleições em relação Lívia, Beto Axé Moi e a si próprio. “Há especulações em torno de Lívia e Dilmo para assumir secretarias e o retorno de alguns vereadores que não conseguiram se reeleger. Tenho a honra de ter sido o 9º vereador mais votado. Pessoas que tiveram menos votos estarão aqui. Isso é a democracia”, disse. Ainda conforme disse o vereador, “Lívia Bittencourt (PSB) e Beto Axé Moi estarão cotados para substituir a prefeita Cláudia no próximo pleito”. Dilmo finalizou o seu discurso dizendo que “daqui a quatro anos retornará de cabeça erguida e, que os 17 vereadores nesse novo mandato, possam nos representar com seriedade e compromisso”.

Outubro Rosa

Já a vereadora Lívia, falou da campanha do Outubro Rosa em prol da conscientização da mulher na prevenção do câncer de mama, e justificou estar vestida de rosa para homenagear essa a campanha. “Em 27 de outubro haverá uma caminhada pela cidade em prol da saúde da mulher e prevenção do câncer de mama”, disse.

Em relação às especulações de Dilmo, Lívia respondeu que “é preciso caminhar firme e saber pisar cada degrau no momento certo”. “Sei que Porto Seguro tem um carinho por mim, mas não tenho expectativas e sonhos altos. Meu lema é subir degrau por degrau. Fui eleita com 1.164 votos. Fico triste pelos colegas que tiveram muitos votos e não puderam ser eleitos. Acho injusto esse sistema de votação eleitoral”, disse. A vereadora agradeceu a sua equipe pela colaboração, lamentou pelos três vereadores de Arraial d’Ajuda que não foram reeleitos –, Ditão (PSD), Bené do Arraial (PRTB) e Dilmo (PSB) e prometeu aos porto-segurenses contribuir para uma cidade mais justa.

Projeto aprovado em 1ª votação

Legislativo Municipal

- Projeto de Lei Nº 032/2016, de autoria do vereador Aparecido dos Santos Viana – considera de utilidade pública municipal a Associação Bahia Sul da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Quórum: Maioria absoluta de acordo com o art. 142 do RI.

Prédio da Câmara Municipal de Porto Seguro - Bahia