Secundaristas realizam assembleia na Câmara Municipal

Imagem: Estudantes ocupam CMPS

Por conta da ocupação da Câmara Municipal de Porto Seguro pelos estudantes secundaristas desde quinta-feira (27/10), em protesto contra a Medida Provisória 746, que propõe a reforma do ensino médio, bem como a Pec 241 apresentadas pelo governo de Michel Temer em outubro, não ocorreu sessão ordinária pelos vereadores. Os estudantes realizaram uma assembleia democrática apresentando suas reivindicações. Em apoio aos secundaristas, cidadãos de vários segmentos da sociedade como o presidente da CMPS, Elio Brasil (PT), o professor Everaldo Virgílio e o sociólogo Aguinaldo Neiva fizeram uso da tribuna para manifestarem repúdio às medidas do governo Temer.

Na assembleia, os estudantes Nilton Júnior, a presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES, Ágata Bonfim e Vitória Santos compuseram a mesa diretora. Na tribuna, o secundarista Danilo Sousa foi o primeiro a falar. Em seu discurso, Danilo foi contra a Pec 241, a reforma do ensino médio e a Escola sem partido – “lei da mordaça”, para combater a “doutrinação ideológica”. “Nós não queremos retrocesso, nós queremos progresso”, enfatizou.

Representatividade

Indagados pela mãe de uma estudante secundarista, dona Fátima Regina –, por que os estudantes escolheram a Câmara e não as escolas para protestarem, os estudantes responderam que “o melhor lugar para protestar é a Casa do Povo pela representatividade que tem”. “Seria fácil ocupar as escolas, mas quem perderia seriam os alunos. Aqui é a Casa do Povo, e estamos lutando pela nossa educação em prol de um futuro digno para as próximas gerações”, disse o estudante Tomaz.

Em seu pronunciamento, Elio Brasil ressaltou que os vereadores são os representantes mais próximos do povo. E, que a população precisa participar da política –, “assim como ela elegeu os candidatos, é preciso também cobrar depois”. “Primeiramente, fora Temer. Estou aqui como cidadão porto-segurense. Tenho duas filhas estudantes e sou contra a Pec 241 e a favor do protesto “Fora Temer” por toda a sociedade que sofreu o golpe”, ressaltou.

Prédio da Câmara Municipal de Porto Seguro - Bahia