Dados Gerais

Cidade Monumento Nacional

Porto Seguro possui o título de Cidade Monumento Nacional e foi tombada em 1973 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Foi ainda reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2000. Monumentos históricos, igrejas e belíssimas praias fazem do município um dos destinos mais visitados por turistas de todo Brasil e do mundo afora. A porta de entrada da Costa do Descobrimento oferece uma das maiores concentrações de hotéis do Brasil.

Conhecer a Cidade Histórica, é imprescindível a qualquer visitante. O local é de fundamental importância para o patrimônio histórico mundial, revelando um verdadeiro encontro com o passado. Foi o primeiro núcleo habitacional do Brasil. Nele encontra-se o monumento do Marco do Descobrimento, que representa o início da história do País.

O monumento veio de Portugal no início do século XVI, trazido por Gonçalo Coelho e simboliza o poder da Coroa Portuguesa – utilizado para demarcar suas terras. Do local, tem-se uma vista privilegiada do litoral portossegurense, – protegido por uma linha de  corais de 1,8 mil metros de comprimento.

No Paço Municipal ou Casa de Câmara e Cadeia, datado do século XVIII, uma das mais belas construções do Brasil colônia, funciona o Museu Histórico da Cidade ou Museu do Descobrimento.

 

Principais Igrejas e Monumentos

Igreja 
da Misericórdia

Cidade Histórica

Igreja 
Nª Senhora da Pena

Cidade Histórica 

Igreja
de São Benedito

Cidade Histórica

Igreja
Nª Senhora D' Ajuda

Arraial D'Ajuda

Igreja 
São João Batista

Trancoso

 

 Litoral e Praias

O município de Porto Seguro tem um extenso litoral, com cerca de 90 quilômetros de praias limpas, que está dividido pela foz do rio Buranhém, rio que conta com cerca de quinhentos metros de largura na sua foz, nos litorais norte e sul. 

 

Clima

O clima em Porto Seguro é sempre quente no verão, com picos de 42°C e ameno no inverno, com média de 25 graus e mínima de 15º C. Nos meses de julho e agosto, a probabilidade de chuvas é maior.

 

Transportes

 Aeroviário: o aeroporto de Porto Seguro foi inaugurado no ano de 1982. Em 1997, o aeroporto foi reinaugurado, tendo recebido  novo terminal de passageiros e novo pátio de estacionamento de aeronaves além da ampliação da pista de pouso para operar com aeronaves de grande porte. O aeroporto internacional tem capacidade para o pouso de aviões de porte semelhante ao dos Boeing 77 e Airbus A 310.

 Via terrestre: a via de acesso é a BR-101. Chegando de Eunápolis segue pela BR-367 e percorre mais 65 km até o centro de Porto Seguro. A partir de Salvador é só seguir pela BR-324 até o entrocamento com a rodovia BR-101 e continuar até Eunápolis, seguindo por mais 65 km pela BR-367 até Porto Seguro.

 

Economia

O município de Porto Seguro é hoje considerado um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil, recebendo turistas de todos os lugares do Brasil e de vários países. O lugar conta com aproximadamente 37 mil leitos, entre hotéis, resorts e pousadas. Outras atividades importantes são extração mineral, pecuária, e pesca. Na agricultura destacam-se o plantio de mamão, caju e coco.

 

Subdivisões

Porto Seguro divide-se em cinco distritos:  Porto Seguro (sede); Arraial d’Ajuda;  Caraíva; Trancoso e Vale Verde.

 

Unidade federativa: Bahia

Mesorregião: Sul Baiano

Microrregião: Porto Seguro

Municípios Limítrofes: Santa Cruz Cabrália, Eunápolis,Itabela, Itamaraju e Prado

Distância até a capital: 707 km

Bioma: Mata Atlântica

Fuso horário: UTC-3

CEP: 45810-000

DDD: (73)

Voltagem: 220 Volts

 

Características geográficas:

Área: 2 408, 594 km²

População: 126 770 hab. IBGE/2010

Densidade: 52, 63 hab./km²

Altitude: 4 m

Clima: Tropical AF

 

Indicadores:

IDH: 0,699 médio PNUD/2000

PIB: R$ 685 924, 134 mil IBGE 2008

PIB per capita: R$ 5 694,2

Referências Bibliográficas

  1. IBGE – Censo Brasileiro 2012 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Página visitada em 26 de fevereiro de 2013.
  2. Produto Interno Bruto dos Municípios  - 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 26 de fevereiro de 2013.
  3. Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (3 de junho de 2009). Página visitada em 26 de fevereiro de 2013.
  4. BUENO, E.  A Viagem do Descobrimento. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.
  5. Guia Turístico da Bahia – Tourist Guide of Bahia. 2005/2006. Brasil. Editora Baiana.
  6. Nasci aqui, meu nome é Brasil. Apostila produzida pela Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Porto Seguro.

  

 

 

 

Prédio da Câmara Municipal de Porto Seguro - Bahia

© 2016 Câmara Municipal de Porto Seguro - Bahia
Funcionamento: Segundas às Sextas-feiras das 08:00 às 14:00h
Praça ACM, N.º 30, Centro Porto Seguro - Bahia, Telefone: +55 (73) 2105-6700 CEP: 45.810-000 Email: ouvidoria@cmps.ba.gov.br

Please publish modules in offcanvas position.