Retorno da Prefeita é destaque na Sessão da Câmara

Os vereadores de Porto Seguro aprovaram na manhã desta quinta-feira (5/4) na sessão ordinária da Câmara Municipal um projeto de lei, dez requerimentos e 11 indicações. Também discutiram questões importantes pertinentes à comunidade como o reconhecimento e apoio ao trabalho dos mototaxistas de Trancoso, ampliação de cemitérios nos distritos de Vera Cruz e Arraial d’Ajuda, concerto da máquina de raio x em Arraial, entre outros assuntos.A sessão foi presidida pelo vice Aparecido dos Santos Viana – Cido (PSD), por motivo de compromisso profissional do presidente da CMPS, Evaí Fonseca (PHS).

No pequeno expediente, os parlamentares felicitaram a prefeita Cláudia Oliveira (PSD) pela vitória no Tribunal Regional Federal da primeira Turma em Brasília – TRF-1 à reintegração do cargo, na última quarta-feira (4) e parabenizaram o vice-prefeito Humberto Nascimento pela forma transparente e honesta com que conduziu os seus trabalhos durante os cinco meses em que a prefeita esteve afastada por conta da Operação Fraternos.

Em seu pronunciamento, o vereador Cacique Renivaldo (PV) levantou o problema ocorrido em Trancoso com os mototaxistas que tiveram o ponto destruído e motos apreendidas, além de questões relacionadas a saúde em Caraíva, como a falta de médicos e na educação relacionadas à precariedade de ônibus escolar.

Conforme explicação do vereador Robério Moura, os mototaxistas estão sofrendo perseguição do superintendente de concessões nomeado em Trancoso, Zeca Santana, por desconhecimento das atribuições que competem ao seu cargo. “O superintendente de concessões mandou desmanchar o ponto dos mototaxistas sem sequer ter feito uma notificação, além de ter apreendido documentos que estavam em ordem. Esses profissionais estão sendo tratados de forma arbitrária e injusta. Tenho certeza que a prefeita tomará a devida providência para resolver essa questão”, disse.

Já os vereadores Evanildo Santos Lage – Van Van do Arraial (PMDB) e Wilson Machado ((PSC) falaram sobre a necessidade da ampliação de cemitérios em seus respectivos distritos, Arraial d’Ajuda e Vera Cruz. O vereador Van Van também cobrou da secretaria de Saúde o concerto da máquina de raio x na UPA de Arraial e Wilson pediu providências para resolver o problema da infestação de mosquitos na sua comunidade.

Em seguida, o vereador Elio Brasil (PT) apoiou os vereadores Robério Moura e Cacique Renivaldona questão dos mototaxistas, criticou a condenação do ex-presidente Lula ocorrida na última quarta-feira (4) e elogiou o trabalho de Humberto Nascimento nos seus cinco meses de governo e aos vereadores.

Em seu discurso, o vereador Kempes Neville – Bolinha do Mirante (PPS) destacouque tem opiniões divergentes da presidência da CMPS como a construção da nova Câmara Municipal e a implantação do vídeo wall nas sessões. “Esclareço à população que não compactuo com a construção da nova Câmara”, disse. O vereador ainda reivindicou maior abertura e participação dos demais vereadores nas decisões da Casa Legislativa. A vereadora Ariana Fehlberg e o vereador Bibi Ferraz (PSC) apoiaram o discurso de Bolinha do Mirante.

Na sequência, o vereador Rodrigo Borges (PV) criticou o fechamento do hospital municipal por comprometer o bem-estar do município.

O líder de governo Dilmo Santiago (PROS) transmitiu os agradecimentos da prefeita aos vereadores e a comunidade pelo apoio e por ter acreditado em sua inocência. Elogiou o trabalho de Umberto Nascimento e a sua equipe e criticou a postura o ex gestor Ubaldino Júnior pelos ataques ao Executivo e  Legislativo. Dilmo também informou que houve uma tentativa sem sucesso de concerto da máquina de raio x da UPA em Arraial, mas que na próxima semana o problema será resolvido.

Projeto aprovado em 1ª votação

Legislativo Municipal

- Projeto de Lei Nº 007/2018,de autoria do vereador Antônio Geraldo Ferreira Couto - denomina oficialmente como Mercado Municipal Raimundo Ribeiro dos Santos, o Mercado Municipal do bairro Frei Calixto, sede do Município. Quórum: Maioria absoluta de acordo como art. 142 do RI.