Slider

Câmara comemora aniversário da cidade com a entrega da comenda Terra Mãe do Brasil a moradores

Sessão Solene Aniversário 126 Anos da Cidade de Porto Seguro

Em comemoração ao aniversário de emancipação política de Porto Seguro, que deixou de ser vila e foi elevada à categoria de cidade há 126 anos, no dia 30 de junho de 1891, a Câmara Municipal realizou na tarde desta sexta-feira (30), uma solenidade com a entrega da comenda Terra Mãe do Brasil a moradores que se destacam na sociedade porto-segurense.

Instituída pela Mesa Diretora, a comenda tem o objetivo de homenagear pessoas que têm raiz na cidade e desenvolvem um trabalho relevante em prol do social. Durante a sessão, a comenda foi entregue a 17 homenageados, escolhidos individualmente por cada vereador, além de outros dois agraciados –, sr. Raimundo Sampaio, que foi servidor da CPMS por 30 anos e o tabelião do Cartório de Registros de Imóveis, sr. Vivaldo Rego, que receberam a homenagem das mãos da prefeita Cláudia Oliveira (PSD).

A Mesa de Diretora teve como integrantes convidados, a prefeita e o procurador geral do município, Hélio Lima.

Calendário

Na abertura da sessão solene, o presidente da CMPS, Evaí Fonseca (PHS) cumprimentou ao público presente e parabenizou aos homenageados pelo papel importante que representam no município. O presidente também solicitou à prefeita, para que o projeto da Comenda Terra Mãe do Brasil seja inserido no calendário oficial do Executivo.

Em seguida, a primeira homenageada da tarde, indicada pelo vereador Abimael Ferraz – Bibi (PSC), a empresária Venina Maria dos Santos recebeu a comenda e agradeceu aos vereadores pela homenagem. “É muito gratificante ser honrada com essa comenda, especialmente por ser a primeira vez que venho a essa Casa Legislativa. Essa honra é para Deus”, disse a empresária.

Todos os demais homenageados agradeceram aos vereadores pela comenda. Hélio Lima, que  também foi um dos que receberam a comenda, agradeceu ao vereador Élio Brasil (PT) pela indicação e disse se sentir muito honrado. “Fico feliz em receber essa homenagem. Meu pai também foi vereador por dois mandatos nessa Casa”, disse.

Outro homenageado da solenidade foi o cônsul honorário de Portugal, Moacyr Costa Pereira de Andrade, que recebeu a comenda das mãos do vereador Cacique Renivaldo (PV).  “Essa solenidade de aniversário de Porto Seguro é muito representativa –, por reunir pela 1ª vez a primeira mulher prefeita em 500 anos de história e o 1º índio vereador. Isso é muito importante e me sinto muito honrado. Quero dividir essa honraria com minha esposa, por estarmos comemorando hoje 50 anos de casados”.

Terra Mãe do Brasil

Na ocasião, Cláudia Oliveira cumprimentou a todos e ressaltou a sua alegria por estar participando de um evento tão importante da cidade e por ser a prefeita da Terra Mãe do Brasil. Cláudia também parabenizou os homenageados pela contribuição ao município.

“Peço a Deus que derrame bênçãos sobre nossa cidade, que representa tanto para o Brasil e para o mundo. E também para cada homenageado, peço a Deus que abençoe com muita saúde para que continuem contribuindo em prol de Porto Seguro”, disse a prefeita.

Responsabilidade

No encerramento da sessão, o presidente da CMPS agradeceu aos homenageados pela presença, nomeando um a um e falou da responsabilidade do papel dos vereadores.  “Nossa missão é muito importante, pela história de Porto Seguro. Temos muitos desafios. Mas o nosso propósito é um só –, que é o do Legislativo e o Executivo caminharem unidos em prol dos anseios da nossa cidade”.  Evaí ainda solicitou ao Executivo, para que o hino de Porto Seguro seja oficialmente inserido nas solenidades municipais.

Homenageados com a comenda Terra Mãe do Brasil

João Moreira de Oliveira, dr. Hélio Lima, Silvana Vieira da Conceição, Divanice Santos Soledade, Ailton de Jesus Silva, Venina Maria dos Santos, Salete nogueira de Carvalho, ,Assendino Cancela, Cremilda dos Santos Carvalho, Ana Lucia de Carvalho, Osiel Fiúza da Silva, Pastora Katia Mirn, Moacyr Costa Pereira de Andrade, Nair Dantas de Souza, Florisvaldo Vieira de Lima, Veronice Francisca da Silva Pereira.

A sessão solene inicia o recesso parlamentar, retornando os trabalhos do Legislativo Municipal em agosto.

Galeria de Fotos

© 2017 Câmara Municipal de Porto Seguro - Bahia
Funcionamento: Segundas às Sextas-feiras das 08:00 às 14:00h
Praça ACM, N.º 30, Centro Porto Seguro - Bahia, Telefone: +55 (73) 2105-6700 CEP: 45.810-000 Email: ouvidoria@cmps.ba.gov.br