Festival do Descobrimento celebra a história e a cultura brasileira

Descobrimento do Brasil

Em comemoração aos 518 anos do Descobrimento do Brasil, celebrado em 22 de abril, a Prefeitura Municipal de Porto Seguro, em parceria com Secretaria de Turismo da Bahia, Bahiatursa, entre outros, estão realizando o Festival do Descobrimento – Semana do Brasil, nos dias 18 a 22 de abril. O evento oferece ampla programação cultural promovendo a integração entre turistas e a população nativa.

A Cidade Histórica, em Porto Seguro, será palco da maior parte da programação das festividades. Situada em local privilegiado, com vista para o mar, reúne atrativos turísticos como casario colonial, igrejas, museus e o monumento do Marco do Descobrimento, trazido de Portugal como atestado da chegada ao país da esquadra de Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500.

Apresentações culturais, atrações musicais, atividades esportivas, espetáculos de som e luz, exposição fotográfica Terra Brasilis no Museu de Porto Seguro, celebrações indígenas, festival de aves, oficinas de pipa, de circo, de bonecas africanas e de pintura indígena, além da comemoração do Dia do Índio e da tradicional Missa do Descobrimento, integram a programação.

Origem do Descobrimento do Brasil

O Brasil foi descoberto acidentalmente em 22 de abril de 1500, pela frota do navegador português Pedro Álvares Cabral. No entanto, alguns historiadores defendem que Cabral não teria sido o primeiro navegador a pôr os pés nas futuras terras brasileiras, argumentando que supostamente, no ano de 1498, o comandante Duarte Pacheco Pereira teria chegado ao litoral brasileiro na atual região norte, explorando parte das terras que pertencem aos estados do Pará e do Maranhão.

Porém, essa descoberta teria sido guardada em segredo. Dois anos depois, Cabral partia em direção às Índias quando foi surpreendido com o litoral daquilo que futuramente seria o estado da Bahia.

Pêro Vaz de Caminha era o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, e foi ele quem escreveu uma carta ao rei de Portugal, D. Manuel I, contando à Corte Portuguesa as belezas das terras de Vera Cruz, o nome que inicialmente deram ao Brasil.