Festa do Descobrimento e Feira da Saúde são destaque na Câmara

Imagem - Sessão Legislativa dia 26 de Abril de 2018

A sessão ordinária desta quinta-feira, contou com a presença de vários munícipes e pelo pessoal do transporte alternativo que foram conferir de perto o trabalho do Legislativo. Os vereadores aprovaram vários requerimentos, indicações e projetos de resolução que concedem Títulos de Cidadão Porto-Segurense e discutiram assuntos em prol do município.

A festa do Descobrimento ocorrida entre os dias 18 e 22 de abril e a Feira de Saúde e Cidadania, nos dias 19 e 20 foram destaque nos discursos dos vereadores. Os parlamentares parabenizaram a prefeita Cláudia Oliveira e o secretário de Turismo, Richard Alves pela organização e programação da festa do Descobrimento, e ao governador da Bahia, Rui Costa e à prefeita pelo mutirão da saúde, que segundo o líder do governo Dilmo Santiago (PROS) contemplou cerca de 8000 pessoas não só de Porto Seguro mas também de outros municípios do Extremo Sul.

No início da sessão, o presidente da CMPS, Evai Fonseca (PHS) explicou à equipe Força Alternativa, que representa os trabalhadores do transporte alternativo, que todos os projetos pertinentes à categoria vêm do Executivo e que o Legislativo apoia as questões que estiverem dentro da legalidade.

No pequeno expediente, o vereador Abimael Ferraz – Bibi (PSC) falou sobre a cerimônia marcada para esta quinta-feira (26), em comemoração ao Descobrimento do Brasil, na Câmara de Vila Belmonte/Portugal - que não pôde ser transmitida por problemas técnicos.

O vereador Robson Vinhas (PCdoB) usou seus três minutos na tribuna para elogiar e agradecer o deputado Federal Ronaldo Carleto pelas melhorias que tem proporcionado ao município, entre elas, por exemplo, a execução da rua da Linha no Bairro Cambolo. O vereador também elogiou a prefeita e o governador do Estado “pelas obras que proporcionarão o desenvolvimento de Porto Seguro”.

Na sequência, o vereador Ronildo Alves – Nido (PMDB) levantou a questão do descumprimento do compromisso firmado dos empreendimentos Fasano em realizar melhorias no distrito de Trancoso. O vereador ainda falou sobre outras demandas no distrito, como a necessidade de organização da feira livre.

Em seu pronunciamento, o vereador Wilson Machado (PSC) leu uma carta do grupo de gestores de Vera Cruz repudiando a falta de segurança pública no local; feira descoberta; lagoas e proliferação de mosquitos; problemas com pavimentação, entre outros.

O vereador argumentou que várias dessas demandas foram solicitadas em requerimentos e falou também dos serviços executados pela prefeitura na região. “Temos demandas, mas também serviço prestado na comunidade de Vera Cruz, como cinco escolas, uma creche em construção, Unidade de Saúde, Serviço de correio, coleta de lixo, CRAS e outros”.

Wilson também solicitou ao gestor dos empreendimentos La Torre para respeitar as demandas e necessidades da população vizinha ao estabelecimento.

Em seguida, o vereador Kempes Neville – Bolinha do Mirante (PPS) apoiou o pessoal do transporte alternativo falando da necessidade da questão da legalização. Para o vereador, com o aumento da população no município, os ônibus não estão atendendo a demanda. “Em função do aumento populacional de Porto Seguro, o transporte alternativo se transformou em utilidade pública.”. Para o vereador é preciso que haja um debate entre as classes envolvidas e o Executivo em busca de uma solução. “Deixo o meu apoio à classe. Precisamos regulamentar o transporte alternativo dentro do nosso município”, disse.

Revitalização da praça da Bíblia foi umas das solicitações do vereador Rodrigo Borges (PV). O vereador também falou da necessidade de apurar a eficiência do atendimento das UPAS em decorrência da quantidade de gente presente nas filas do mutirão da saúde.

Em sua fala, o vereador Elio Brasil (PT) elogiou o governador da Bahia. “Em cada dez compromissos com o estado da Bahia, Rui Costa cumpre oito”. O vereador falou da obra da Colônia, implementada pelo governo.

No final do pequeno expediente, o presidente da Câmara, agradeceu a comissão de vereadores que averiguou irregularidades no Hotel La Torre e que foi encaminhado um relatório às secretarias que competem as questões.