Transporte escolar e urbano é tema de discussão em reunião na Câmara

Reuniao_ufsb_prefeitura

Na  manhã desta terça-feira (26/6), a prefeita Cláudia Oliveira (PSD); o presidente da CMPS, Evai Fonseca (PHS); a reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, professora Joana Guimarães; a secretária de Educação Municipal, Janis Sousa ; o procurador geral do município, Hélio de Lima; o representante da empresa Viação Cidade Porto Seguro;  professores  e estudantes da UFSB  reuniram-se na Câmara Municipal para debaterem sobre o transporte escolar e urbano oferecidos aos estudantes da instituição.

Os alunos da universidade reivindicam melhorias no transporte escolar e público para atender a demanda da comunidade universitária.

No início da reunião, a prefeita cumprimentou a todos os presentes e destacou a importância da UFSB para o município e se disponibilizou  para o diálogo e o consenso. “É sempre um prazer atender essa universidade tão importante para o extremo sul baiano e para o Brasil. O diálogo é muito importante para chegarmos a um consenso. Estamos atentos às reivindicações conforme a legalidade”, disse.

Na ocasião, a reitora da UFSB destacou a importância da chegada da universidade ao município e falou sobre a demanda do transporte aos estudantes . “Temos uma demanda de ônibus para a universidade. Precisamos do apoio do poder público. A universidade está crescendo e quantidade de alunos aumenta a cada ano”.

Em seguida, o porta-voz dos estudantes, Emerson, levantou alguns problemas  do transporte urbano municipal, entre eles, o de  não abranger a orla norte e alguns bairros,  pouca circulação, segurança, precariedade dos veículos, tempo de trajeto e número de ônibus insuficiente.

Os estudantes ainda argumentaram que desde 2016 vêm reivindicando melhorias no transporte escolar e que a demanda é emergencial.  “O que queremos é uma linha de ônibus que atenda a UFSB. Pensamos que somente com uma  ação conjunta entre o poder público e demais responsáveis poderemos chegar a uma solução. Sem transporte não há universidade”, disse o estudante.

A secretária de Educação argumentou sobre os trâmites legais a serem cumpridos quanto ao aumento da frota de transporte escolar, em relação às licitações. “Nada impede a discussão para melhorias no transporte”.

No final da discussão,  ficou combinado entre os participantes uma reunião para a próxima quarta-feira (27), entre os estudantes e a secretária de Educação,  para retomarem o diálogo e apresentação das propostas.

Em consenso com todos os membros da reunião, os estudantes apresentaram um ofício com as seguintes propostas:  criação de uma linha de transporte com itinerário para UFSB com horários que possam atender as necessidades da comunidade universitária; ampliação da quantidade de passes estudantis e redução do valor da segunda via da carteira de estudantes do município e a possibilidade de viabilidade da garantia pela prefeitura  do transporte escolar do turno vespertino a partir do dia 27 até a conclusão,  discussão e implementação do passe livre estudantil.

:: Galeria de Imagens

Reuniao_ufsb_prefeitura