Curso de capacitação e aperfeiçoamento é destaque na sessão desta quinta-feira

Sessão Leigislativa do dia 09 de Agosto de 2018 - Mesa Diretora

Na segunda sessão ordinária do segundo período legislativo de 2018 da Câmara Municipal, os vereadores aprovaram um projeto de resolução que concede título de cidadania porto-segurense, 10 requerimentos e também 10 indicações. Readequação da Orla Norte, construção de colégio escolar no bairro Mirante e celebração de convênio com o Governo Federal para adesão ao programa Brasil Mulher estão entre os temas dos requerimentos, que podem ser conferidos na pauta disponibilizada no site da Câmara.

 

O Programa Brasil Mulher visa conectar governos, setor empresarial, sociedade civil e organismos internacionais como estratégia para o cumprimento da Agenda 2030, em especial o objetivo de alcançar a igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas, atuando com base nos eixos da autonomia econômica, enfrentamento à violência, saúde, educação e espaços de poder e decisão.

No pequeno expediente, os vereadores parabenizaram à Mesa Diretora, através do presidente da Casa, Evaí Fonseca (PHS) pela iniciativa do curso de capacitação e aperfeiçoamento ministrado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento das Cidades (IBRADESC) oferecido para os funcionários do Legislativo e também aberto ao público. Conforme disse o presidente da CMPS, cerca de 110 pessoas participaram do primeiro módulo, do segundo ciclo de cursos da Escola Legislativa, denominado: Atendimento pleno com excelência, objetivando a satisfação do cidadão.

Outro assunto de destaque foi o apoio dos vereadores à pré-candidata a deputada estadual pelo PSD, Larissa Oliveira, bem como a governo do Estado, Rui Costa (PT) e deputado Federal, Ronaldo Carletto.

O primeiro vereador a fazer uso da tribuna foi Lázaro Lopes – Lázaro Axé Moi (PP). Em seu discurso, o vereador agradeceu a prefeita Cláudia Oliveira (PSD) por ter sido atendido pelo requerimento de um novo cemitério no bairro Vila Jardim que atenderá principalmente a comunidade do Baianão. O vereador também solicitou atenção às demandas do cemitério do bairro Paraguai, a iluminação pública no Bairro Parque Ecológico e parabenizou à secretaria de Obras pelos serviços prestados ao município.

Em seguida, o vereador Wilson Machado (PSC) agradeceu ao Legislativo Municipal pelo curso de aperfeiçoamento e convidou a comunidade para participar dos próximos que ocorrerão no decorrer do mês de agosto. “O conhecimento é o único bem que ninguém pode nos tirar”, disse.  O vereador também lembrou que o tempo está favorável para dar andamento às obras nas estradas do município. “As demandas de obras são muitas. O clima está propício”.

O vice-presidente da CMPS, Aparecido dos Santos Viana – Cido (PSD) iniciou a sua fala parabenizando Evai Fonseca e aos demais vereadores pela iniciativa do curso da Escola Legislativa. Em seguida, o vereador falou sobre um abaixo-assinado que tinha em mãos, por conta de uma empresa que está oferecendo 100 vagas de trabalho e somente duas são direcionadas a Porto Seguro. “O restante da  mão de obra virá de outro Estado. É importante que a empresa tenha o compromisso de gerar oportunidade de emprego para os munícipes”, disse.

Na sequência, o vereador Rodrigo Borges (PV) falou sobre a importância da revitalização da passarela do Descobrimento e a valorização da cultura local. Segundo o vereador, esse assunto foi discutido com a prefeita, que informou que estão em andamento licitações com essa finalidade, incluindo também outras localidades, como a rua do Mangue, quadra do Campinho, praça do Dendê e da Bíblica. “Estamos ansiosos pelas reformas”, ressaltou o vereador que é o autor dos requerimentos com esse propósito.

Em sua fala, o vereador Abimael Ferraz – Bibi (PSC) informou sobre uma visita que fez a um bairro de  Arraial d’Ajuda com o intuito de resolver a situação de energia elétrica e infraestrutura da localidade. Bibi elogiou a atuação do vereador Evanildo Lage – Van Van do Arraial pela atuação no distrito.

Bibi Ferraz também falou sobre sua viagem a Salvador para o lançamento da campanha do governador Rui Costa (PT) e da pré-candidata  a deputada estadual Larissa Oliveira e desejou sorte a ambos. O vereador ainda parabenizou o vereador Cacique Renivaldo (PV) pelo Dia do Indígena e protestou contra  o projeto de discriminação do aborto no Brasil. “Na última quarta-feira, em congresso realizado na Argentina, foi negado o projeto de discriminação do aborto no país. Deveria acontecer o mesmo no Brasil. Não ao aborto e sim à vida”, ressaltou.

Em seguida, o vereador Cacique Renivaldo agradeceu à prefeita pela reunião e os assuntos discutidos em relação as demandas das comunidades de Itaporanga, Caraiva, Sapirara e outras. O vereador também criticou as deficiências dos ônibus que fazem o transporte escolar na localidade de Limoeiro. “É um desserviço ao povo. As crianças estão deixando de estudar por conta dos ônibus”.

Em resposta ao Cacique, o vereador Nido (PMDB) que é o relator da Comissão de Educação, agendou uma inspeção junto aos outros membros da comissão, para averiguar os problemas do transporte escolar no dia 22 de agosto.

O vereador Kempes Neville – Bolinha do Mirante (PPS) parabenizou a prefeita pelas obras no município e declarou o seu apoio a Larissa Oliveira e a Rui Costa. “Sou contra o PT, mas para Rui Costa tiro o meu chapéu”, disse o vereador. Bolinha também falou sobre um problema de desapropriação que surgiu em sua comunidade e informou que teria de sair da sessão mais cedo para acompanhar a questão.

O vereador Elio Brasil informou que viajará na próxima semana para Brasília,  em apoio ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, em prol de programas sociais como Minha Casa, Minha Vida; Universidades e saúde.

No final do pequeno expediente, o líder do governo Dilmo Santiago (PROS) parabenizou aos demais vereadores que foram a Salvador em apoio a Larissa Oliveira, Ronaldo Carletto e Rui Costa. O líder citou a presença de vários políticos no evento como a prefeita Cláudia, o prefeito de Eunápolis Robério Oliveira, representantes dos municípios de Itabela, Teixeira de Freitas, Cabrália e outros em apoio aos candidatos.

Em relação à questão da iluminação pública em Arraial, Dilmo ressaltou que não é da competência do município e sim da Coelba. “As lideranças locais precisam estar cientes que é preciso solicitar à Coelba a extensão de rede elétrica à localidade”.

O presidente da CMPS cumprimentou Cacique Renivaldo pelo Dia do Indígena e a todas as aldeias, agradeceu aos vereadores pelo curso de aperfeiçoamento e ressaltou o sucesso do curso citando os 110 participantes e os benefícios em decorrência do novo conhecimento.

Evaí  ainda informou sobre ao aniversário de Arraial d’Ajuda no dia 15 de agosto e manifestou o seu apoio à pré-candidata a deputada estadual Larissa Oliveira, Ronaldo Carletto e Rui Costa. “É importante termos representantes do nosso município”. Evaí ainda elogiou Ronaldo Carletto pelas várias emendas em favor do município. “Declaro 1000% do meu apoio”.

No final da reunião, o presidente da CMPS marcou a próxima sessão para quinta-feira (23/8), às 10h na sede do Legislativo.


Imprimir   Email