Vereadores homenageiam empresário Cícero Sena com o título de Cidadão Porto-Segurense

Título Cidadão Portossegurense Sr. Cicero Sena

Na sessão ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (11/5), os vereadores aprovaram vários projetos de resolução que concedem título de cidadão porto-segurense, requerimentos e indicações, além de discutirem assuntos de interesse da comunidade. Após a sessão, teve uma solenidade de entrega de título de Cidadão Porto-Segurense para o empresário da rede hoteleira, dr. Cícero Gonçalves de Sena Neto.

Entre os requerimentos aprovados na ordem do dia, destacam-se o de autoria do presidente da Câmara Evai Fonseca (PHS), requerendo do Executivo Municipal a realização de audiências públicas para a elaboração do estatuto das praias em Porto Seguro, e o de autoria dos vereadores Ronildo Vinhas Alves (PMDB) e Robério Moura Gomes (PSD) propondo ao Executivo convênio com o governo do Estado para disponibilização do SAC móvel para o distrito de Trancoso.

No pequeno expediente, todos os vereadores parabenizaram o presidente da Casa pela iniciativa de implementar a Escola Legislativa na Câmara. O curso introdutório de Práticas e Processo Legislativo, foi concluído na última quarta-feira (10), com a participação de servidores, vereadores e assessores parlamentares. Os vereadores também fizeram uma homenagem antecipada pelo Dia das Mães que ocorrerá no próximo domingo (14), além de destacarem alguns problemas como o transtorno causado pelo excesso de chuva na região e a falta de iluminação em Pindorama.

O primeiro vereador a fazer uso da tribuna foi o vice- presidente da CMPS, Aparecido dos Santos Viana – Cido (PSD) que falou sobre as agressões sofridas pelos vereadores, às vezes, por desconhecimento da população sobre o verdadeiro papel do vereador. Conforme Cido explicou, os parlamentares foram chamados de inoperantes, devido a problemas de acesso na avenida Heraldo Lima. O vice-presidente também solicitou reparos na iluminação pública em Pindorama.

Já o vereador Renivaldo Braz – Cacique Renivaldo (PV), criticou as ações dos fiscais da prefeitura por terem destruído pontos de moto-táxi em Trancoso, sem que tenha havido uma notificação aos profissionais do ramo. O vereador também solicitou à prefeitura mais funcionários para trabalharem na escola de Caraíva e acusou o diretor da escola por nepotismo.

Demandas

Diante do excesso de chuvas na região nas últimas semanas, o vereador Wilson Machado (PSC) sugeriu ao Executivo uma pesquisa sobre as demandas em função dos transtornos causados à população. Na sequência, o vereador Robério do Meio Ambiente (PSD) elogiou a prefeita Cláudia Oliveira (PSD) pela visita feita a Trancoso em prol do distrito. Segundo o vereador, foram feitas muitas melhorias nas estradas e ruas do distrito, como rebaixamento de ladeira e instalação de manilhas.

Em seu pronunciamento, o vereador Abimael Ferraz - Bibi (PSC) se ofereceu para dar suporte na resolução do problema de iluminação no município, argumentando que possui uma experiência de cerca de 20 anos na área. Em seguida, o vereador Geraldo Contador (PHS) falou sobre as críticas sofridas pelos vereadores por terem aprovado o projeto de lei que autoriza a cobrança de taxa de turismo. “Hoje participamos do café da manhã no hotel Vela Branca para discutirmos sobre as questões de turismo e foi conferido a adesão voluntária de 30 hoteleiros ao projeto. É o turismo que movimenta essa cidade. O Conselho Municipal de Turismo vai usar essa taxa para melhorar a estrutura do município”, disse.

Na ocasião, o vereador Ronildo Alves – Nido (PMDB) sugeriu a revogação dos títulos de Cidadão Porto-Segurense a todos os indicados que não compareceram às cerimônias. “Acho justo que essa medida seja tomada, pela importância que o título possui”.

Cidadão Porto-Segurense

Após a sessão ordinária, teve o início da solenidade de entrega de título de Cidadão Porto-Segurense ao empresário do ramo de hotéis, presidente do Grupo Portobello, dr. Cícero Gonçalves de Sena Neto.

Na ocasião, o presidente da Casa Legislativa convidou a prefeita para compor a Mesa Diretora e destacou que é justíssima essa homenagem às pessoas que trabalharam em prol do município e franqueou a palavra ao homenageado.

Em seu discurso, o empresário falou da emoção em estar recebendo uma homenagem tão importante quanto o titulo de cidadão. Dr. Cícero contou que em 2004, também foi agraciado com o título de cidadão de Salvador, mas que não se sentiu merecedor na ocasião. “Acredito que a Câmara Municipal de Salvador, ao me homenagear, foi muito generosa. Aqui nessa solenidade sinto que realmente faço jus ao título de Cidadão Porto-Segurense”, ressaltou. O empresário fez uma trajetória da sua carreira empresarial desde que chegou a Porto Seguro na década de 80 até os dias de hoje.

No final de seu pronunciamento, o empresário agradeceu aos vereadores pela homenagem e elogiou o trabalho da prefeita declarando que “sem demagogia, Cláudia Oliveira foi a melhor prefeita que essa cidade já teve”. Dr. Cícero ainda convidou a todos os participantes da sessão solene para comparecerem ao lançamento do seu livro “Histórias que Vivi – Causos e Crônicas da jornada de um Vida”, que acontece hoje, às 18;30h.

Parceria

Em seguida, a prefeita cumprimentou a todos os presentes e falou da sua satisfação de constatar que pessoas tão empreendedoras como dr. Cícero escolhem essa cidade para viver e ser feliz. “Às vezes nem precisa ser prefeito para executar e contribuir para o desenvolvimento de um município. Que essa parceria continue por muitos anos. Quero fazer o possível para deixar um legado para essa cidade”, disse. A prefeita ainda falou da importância em divulgar o livro do empresário para a rede municipal de ensino, como forma de resgatar a história de Porto Seguro.

No encerramento da sessão, o presidente da Casa também ressaltou a importância da preservação da memória da cidade e em nome de todos os vereadores parabenizou o empresário pela contribuição ao desenvolvimento do município.

O evento contou com a participação do procurador geral do município, Hélio Lima, secretários municipais, entre outras autoridades.

Perfil

Cícero Sena é baiano da cidade de Santa Maria da Vitória e é o diretor-presidente da rede baiana de hotéis Portobello. O executivo é graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, com pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Imprimir   Email