Prefeitura de Porto Seguro lança o Outubro Rosa 2018 na Câmara Municipal

Lançamento da Campanha Outubro Rosa

A Prefeitura de Porto Seguro iniciou na manhã desta terça-feira (2/10), na Câmara Municipal, a 6ª edição do Outubro Rosa, com a apresentação de palestras na área de saúde, vídeos, música, depoimento de ex-pacientes e da programação das atividades em prol da prevenção contra o câncer de mama.

A mesa de honra foi composta pela prefeita Cláudia Oliveira (PSD); o presidente da CMPS, Evaí Fonseca (PHS); a autora do requerimento do Outubro Rosa, vereadora licenciada e atual secretária de Ação Social Lívia Bittencourt; o mastologista Hugo Cedro; a diretora do Programa do Sistema de Câncer de Colo de Útero e Mama, Vanessa Trevisol; o secretário Municipal de Saúde Kerrys Ruas e o superintendente da Atenção Básica, Gleison Souza.

O primeiro componente da Mesa a se manifestar foi o superintende da Atenção Básica, que agradeceu a prefeita por atender as demandas em relação à saúde da mulher e reafirmou o seu compromisso em buscar melhorias para a saúde e atender a população.

Em seguida, Vanessa Trevisol também agradeceu a prefeita pela realização do evento “de grande impacto para a população”. Vanessa falou sobre a intensificação das ações no mês de outubro em prol da saúde da mulher.

“O projeto 'Outubro Rosa', promove ações de conscientização e prevenção contra o câncer de mama e oferece várias atividades programadas para o município”, disse.

Outro componente da Mesa, o mastologista Hugo Cedro, agradeceu à sua equipe de trabalho e a todos as pessoas envolvidas na Atenção Básica e falou sobre a importância da prevenção do câncer de mama. O mastologista também falou que participa da campanha desde a sua 1ª edição em 2012 e que é muito gratificante celebrar a vitória de um paciente.

Na sequência, a secretária de Ação Social, Lívia, destacou a origem do seu requerimento Outubro Rosa, que “graças a prefeita tomou uma grande dimensão”. A secretária parabenizou a instituição Ciranda da Vida e toda a equipe da secretaria de Saúde pelo empenho em prol da conscientização e prevenção do câncer de mama. “Deus só dá a luta a quem é guerreiro para vencer”, disse a secretária às pacientes de câncer presentes no evento.

O presidente da CMPS iniciou o seu discurso cumprimentando os componentes da Mesa, a toda a população presente e parabenizando Lívia e Cláudia pelas ações em benefício da saúde das mulheres e a ex-secretária Edna Alves, “que também abraçou a causa”. “O propósito também é de todos os vereadores. A Câmara também tem feito a sua parte. Parabéns a todos que integram essa relevante causa”, disse o presidente.

Em seguida, o secretário de Saúde falou sobre as possibilidades de cura da doença quando o diagnóstico é feito no início e informou que no mês de outubro a oferta de exames e mamografias às mulheres é intensificada no município. “No mês de outubro o serviço de saúde é voltado para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero”, informou o secretário.

Na sequência, a prefeita cumprimentou os componentes da mesa, vereadores, servidores, população presente e falou da importância da campanha Outubro Rosa. “Estamos na 6ª edição dessa campanha. Desde o início de meu mandato apoiamos a causa referente à prevenção do câncer de mama da mulher”, disse.

A prefeita também ressaltou a importância do auto exame na prevenção da doença e convocou as mulheres para buscarem diariamente as Unidades de Saúde. Cláudia Oliveira ainda informou que “com fé em Deus trará a quimioterapia para Porto Seguro”.

O evento foi finalizado com palestras do mastologista, destacando a importância da prevenção para o diagnóstico precoce; da diretora do Sistema de Câncer de Colo e Útero, informando a programação de atendimento intensivo às mulheres e da psicóloga Lea Santim –, que discorreu sobre a importância do acolhimento aos pacientes de câncer e familiares, do estigma que a doença ainda carrega, da necessidade de qualidade de vida aos pacientes e sobretudo condições de dignidade.

Segundo dados Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele, e responde em torno de 25% dos casos novos a cada ano. A doença é causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. No Brasil, em 2016, as estimativas eram de 57.960 novos casos de câncer de mama.

Presenças

O evento contou com a presença dos secretários municipais de César Aguiar e Gilvan Florêncio e dos vereadores Ariana Fehlberg, Lázaro Souza, Robson Vinhas, Dilmo Santiago, Wilson Machado, Ronildo Alves e Abimael Ferraz, entre outras autoridades.

“Prevenir é uma das melhores formas de lutar”.

Lançamento da Campanha Outubro Rosa