Câmara realiza primeira sessão ordinária após as eleições

Sessão Legislativa dia 11 de Outubro de 2018

Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal, após as eleições 2018, realizada na manhã desta quinta-feira (11/10), os vereadores parabenizaram os candidatos eleitos e lamentaram a derrota nas urnas da candidata a deputada estadual pelo PSD, Larissa Oliveira. Também aprovaram requerimentos, indicações e um Projeto de Lei em segunda votação do Executivo Municipal.

Entre os requerimentos aprovados estão a realização de atividades de conscientização sobre o ‘Novembro Azul’, instalação de Posto dos Correios no povoado de Pindorama e carreta de mamografia para a zona rural do município.

A sessão foi presidida pelo vice-presidente da Casa, Aparecido dos Santos Viana – Cido (PSD). No pequeno expediente, o vereador Lázaro Axé Moi (PP) foi o primeiro a se pronunciar. O vereador leu um manifesto clamando por políticos mais responsáveis e abandono de práticas de corrupção e clientelismo. Lázaro solicitou ao departamento jurídico do Executivo para averiguar a questão das obras interrompidas no município. “Espero que essa situação se resolva o mais rápido possível. Os moradores estão cobrando uma solução”.

Em seguida o vereador Élio Brasil (PT) parabenizou e elogiou a reeleição do governador da Bahia, Rui Costa (PT). Para o vereador, “a vitória de Rui Costa nas urnas se deve à sua administração e mostra que está no caminho certo.” O vereador também deu o seu recado para o segundo turno da eleição presidencial: “o segundo turno está chegando e estamos na disputa – fortalecer a democracia é votar no 13”.

O vereador Rodrigo Borges (PV) elogiou o desempenho da candidata Larissa Oliveira e agradeceu a todas as pessoas envolvidas na sua campanha e reafirmou o  compromisso de cumprir o seu mandato em prol da sua comunidade. O vereador Kempes Neville (PPS) também agradeceu a todos que apoiaram Larissa e parabenizou aos candidatos que tiveram êxito na eleição. Kempes também manifestou o seu apoio Jair Bolsonaro. O vereador Wilson Machado (PSC) também elogiou Larissa Oliveira pela coragem. “A candidata a deputada estadual fez um trabalho digno”, disse.

Na sequência, o vereador Robson Vinhas (PCdoB) citou os nomes dos seus candidatos na eleição, entre eles o Deputado Federal Ronaldo Carletto, que segundo o vereador, “fez muitas emendas para Porto Seguro”. O vereador esclareceu que as obras no município continuam e que a estrada da Linha está indo de ‘vento em popa’. O vereador Evanildo Santos Lage – Van Van do Arraial (PMDB) também informou que segundo a secretaria de Obras, a licitação das obras foi suspensa por conta da inclusão outras ruas para serem beneficiadas e que dentro de 10 dias as obras serão reiniciadas. O vereador Nido (PMDB) também falou sobre a questão da licitação e leu uma nota de esclarecimento da Prefeitura elucidando a questão.

Já o líder do governo, Dilmo Santiago (PROS) lamentou a postura de alguns sites locais por noticiarem que a paralização das obras na comunidade foi uma retaliação à derrota da candidata Larissa nas eleições. Segundo o líder, a suspensão da licitação das obras se deu por causa da inclusão de outras ruas, abrangendo ainda mais o número de obras no município, necessitando para isso, de outra licitação.

O vereador declarou o seu apoio no segundo turno ao candidato a presidente Haddad (PT)  e citou vários benefícios do partido para região como a Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSBA; Luz para Todos; Minha Casa, Minha Vida; cursos profissionalizantes, Médicos para Todos, SAMU entre outros.

Confira abaixo o Projeto de Lei do Executivo Municipal aprovado em segunda votação:

- Projeto de Lei Nº 027/2018 - Desafeta da classe de bens de uso comum do povo e autoriza a permuta de bem imóvel municipal e dá outras providências. Quórum: Maioria Absoluta de acordo com ao art. 142 do RI.

Segundo Dilmo, “em 28 anos de mandato de Bolsonaro no Rio de Janeiro, não representou nada para o estado”.

No final da sessão, o vice-presidente da CMPS parabenizou todos os vereadores pelo comprometimento e dedicação com a comunidade e elogiou a filha da prefeita. “Larissa é jovem e determinada. Quem saiu perdendo com a sua derrota foi a Costa do Descobrimento”, disse.

O vereador ainda falou da importância de deixar a politicagem de lado e pensar mais em Porto Seguro. “Todos os vereadores do nosso município têm o compromisso com suas comunidades e têm realizado melhorias para a região”.