Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal, após as eleições 2018, realizada na manhã desta quinta-feira (11/10), os vereadores parabenizaram os candidatos eleitos e lamentaram a derrota nas urnas da candidata a deputada estadual pelo PSD, Larissa Oliveira. Também aprovaram requerimentos, indicações e um Projeto de Lei em segunda votação do Executivo Municipal.
Entre os requerimentos aprovados estão a realização de atividades de conscientização sobre o ‘Novembro Azul’, instalação de Posto dos Correios no povoado de Pindorama e carreta de mamografia para a zona rural do município.
A sessão foi presidida pelo vice-presidente da Casa, Aparecido dos Santos Viana – Cido (PSD). No pequeno expediente, o vereador Lázaro Axé Moi (PP) foi o primeiro a se pronunciar. O vereador leu um manifesto clamando por políticos mais responsáveis e abandono de práticas de corrupção e clientelismo. Lázaro solicitou ao departamento jurídico do Executivo para averiguar a questão das obras interrompidas no município. “Espero que essa situação se resolva o mais rápido possível. Os moradores estão cobrando uma solução”.
Em seguida o vereador Élio Brasil (PT) parabenizou e elogiou a reeleição do governador da Bahia, Rui Costa (PT). Para o vereador, “a vitória de Rui Costa nas urnas se deve à sua administração e mostra que está no caminho certo.” O vereador também deu o seu recado para o segundo turno da eleição presidencial: “o segundo turno está chegando e estamos na disputa – fortalecer a democracia é votar no 13”.
O vereador Rodrigo Borges (PV) elogiou o desempenho da candidata Larissa Oliveira e agradeceu a todas as pessoas envolvidas na sua campanha e reafirmou o compromisso de cumprir o seu mandato em prol da sua comunidade. O vereador Kempes Neville (PPS) também agradeceu a todos que apoiaram Larissa e parabenizou aos candidatos que tiveram êxito na eleição. Kempes também manifestou o seu apoio Jair Bolsonaro. O vereador Wilson Machado (PSC) também elogiou Larissa Oliveira pela coragem. “A candidata a deputada estadual fez um trabalho digno”, disse.
Na sequência, o vereador Robson Vinhas (PCdoB) citou os nomes dos seus candidatos na eleição, entre eles o Deputado Federal Ronaldo Carletto, que segundo o vereador, “fez muitas emendas para Porto Seguro”. O vereador esclareceu que as obras no município continuam e que a estrada da Linha está indo de ‘vento em popa’. O vereador Evanildo Santos Lage – Van Van do Arraial (PMDB) também informou que segundo a secretaria de Obras, a licitação das obras foi suspensa por conta da inclusão outras ruas para serem beneficiadas e que dentro de 10 dias as obras serão reiniciadas. O vereador Nido (PMDB) também falou sobre a questão da licitação e leu uma nota de esclarecimento da Prefeitura elucidando a questão.
Já o líder do governo, Dilmo Santiago (PROS) lamentou a postura de alguns sites locais por noticiarem que a paralização das obras na comunidade foi uma retaliação à derrota da candidata Larissa nas eleições. Segundo o líder, a suspensão da licitação das obras se deu por causa da inclusão de outras ruas, abrangendo ainda mais o número de obras no município, necessitando para isso, de outra licitação.
O vereador declarou o seu apoio no segundo turno ao candidato a presidente Haddad (PT) e citou vários benefícios do partido para região como a Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSBA; Luz para Todos; Minha Casa, Minha Vida; cursos profissionalizantes, Médicos para Todos, SAMU entre outros.
Confira abaixo o Projeto de Lei do Executivo Municipal aprovado em segunda votação:
- Projeto de Lei Nº 027/2018 - Desafeta da classe de bens de uso comum do povo e autoriza a permuta de bem imóvel municipal e dá outras providências. Quórum: Maioria Absoluta de acordo com ao art. 142 do RI.
Segundo Dilmo, “em 28 anos de mandato de Bolsonaro no Rio de Janeiro, não representou nada para o estado”.
No final da sessão, o vice-presidente da CMPS parabenizou todos os vereadores pelo comprometimento e dedicação com a comunidade e elogiou a filha da prefeita. “Larissa é jovem e determinada. Quem saiu perdendo com a sua derrota foi a Costa do Descobrimento”, disse.
O vereador ainda falou da importância de deixar a politicagem de lado e pensar mais em Porto Seguro. “Todos os vereadores do nosso município têm o compromisso com suas comunidades e têm realizado melhorias para a região”.