Esporte, Conselho de Turismo, pavimentação e aterro sanitário são debatidos na sessão desta quinta-feira

Sessão Legislativa do dia 25 de Outubro de 2018A Câmara Municipal de Porto Seguro aprovou, na sessão ordinária da manhã desta quinta-feira (25/10), dois projetos de resolução que concedem Título de Cidadão Porto-Segurense de autoria do Legislativo, nove requerimentos e quatro indicações. Entre as propostas dos requerimentos estão a celebração de convênio com o Ministério da Saúde para execução do programa Consultório na Rua e projeto versando sobre a Bolsa Esportista. Os demais requerimentos e indicações podem ser conferidos na pauta da sessão disponibilizada no site da Casa.

Para leitura, do Executivo Municipal teve o Projeto de Lei Nº 028/2018, que dispõe sobre a regularização espontânea de unidades imobiliárias. Do Legislativo teve o Projeto de Lei 035/2018, que institui o Programa “Meu Primeiro Emprego” no município de Porto Seguro, para a contratação de iniciantes no mercado de trabalho.

No pequeno expediente, o vereador Ronildo Alves – Nido (PMDB) foi o primeiro a se pronunciar. O vereador elogiou o Festival de Cinema em Trancoso e parabenizou a toda a equipe responsável pela organização do evento. Segundo Nido, vários temas considerados tabus formam debatidos no festival. “Esperamos que haja continuidade desse evento que enriquece a cultura da população”. Outro tema abordado pelo vereador foi a condição precária da BR 001 nas imediações de Trancoso e Vale Verde. Para o vereador, com a proximidade do verão, “é preciso que se intensifique os cuidados com as estradas. No ano passado o Executivo fez Operação Tapa Buraco. Esperamos que esse ano a operação seja bem feita para o problema não se repita”, disse.

Em resposta ao vereador Nido, o presidente da CMPS, Evai Fonseca (PHS), informou que a prefeita Cláudia Oliveira solicitou junto ao Governo do Estado o asfaltamento da localidade em questão e que em breve será divulgada e executada a obra.

Em seguida, o vereador Rodrigo Borges (PV) homenageou com a Moção de Congratulações e Aplausos o atleta facha marrom de jiu jitsu Igor Dias pelas inúmeras vitórias conquistadas, incluindo o campeonato brasileiro 2018. O vereador criticou a falta de incentivo do poder público ao esporte. “Os gestores deveriam apoiar esses atletas que representam nosso município. Não há incentivo ao esporte em Porto Seguro”, frisou.

O vereador parabenizou o atleta dizendo que “espera homenageá-lo novamente no dia que trouxer o título de Campeão Mundial de Jiu Jitsu para a nossa cidade”.

Na sequência, o vereador Lázaro Axemoi (PP) elogiou a iniciativa da feira de livros no Bairro Baianão e também falou sobre a sua preocupação com os aterro sanitários de Pindorama e Vale Verde e conclamou os demais vereadores para fazerem uma vistoria. Conforme disse o vereador, “há riscos do chorume contaminar o rio nas redondezas”.

Para o presidente da Casa, “é preciso que o secretário competente seja notificado”. O vereador também falou sobre a Lei de Resíduos Sólidos aprovada na CMPS que discorre sobre o assunto.

O vereador Elio Brasil (PT) parabenizou os atletas do município, em especial ao homenageado e ressaltou “que acredita no esporte e na cultura como agentes transformadores do cidadão e ações de enfrentamento à criminalidade”. O vereador também falou sobre a importância da divulgação das programações do verão 2018 com antecedência, como atrativo para o turista; defendeu a taxa cobrada aos ônibus de turismo e a decoração da avenida Getúlio Vagas como atrativo para turistas e comerciantes.

Elio Brasil ainda falou sobre a eleição no próximo domingo (28) e argumentou que “não compartilha de discursos de ódio e violência”. “Acredito na virada. Caso não aconteça, comemorarei do mesmo jeito porque acredito na democracia”. O vereador também falou sobre os legados do PT para o município e citou Universidade do Sul da Bahia – UFSBA e Instituto Federal da Bahia – IFBA.

Já o vereador Renivaldo Braz – Cacique Renivaldo (PV), falou sobre o seu requerimento, feito há 15 dias, e ainda não atendido, a respeito do estacionamento em Caraíva. Segundo Cacique Renivaldo, o administrador do estabelecimento não está prestando contas do dinheiro arrecadado e também está gastando os proventos em benefício próprio.

Em seu pronunciamento, o líder do governo, Dilmo Santiago (PROS) falou sobre uma reunião com o secretário de Turismo Richard Alves em que discutiram a questão da legislação sobre as taxas de ônibus de turismo e ressaltou a sua importância principalmente em relação aos ônibus clandestinos. Segundo o líder, os ônibus clandestinos podem pagar até 2.500,00 reais pela estadia. “Essa taxa fará com que o clandestino se organize”, disse. Dilmo exemplificou que o valor que um ônibus de outro município deverá pagar ao chegar em Porto Seguro, corresponde a 200,00 reais independente do tempo de estadia. O vereador criticou imprensa por deturpar a realidade dos fatos.

No final do pequeno expediente, o presidente da CMPS parabenizou o secretário de Turismo pela reunião ocorrida na Casa Legislativa. O vereador também falou sobre a importância dos guias e do Conselho de Turismo, bem como o direcionamento do dinheiro arrecadado com a taxa cobrada dos ônibus –, 50% para a área de turismo e 50% para o trânsito.

Evai finalizou seu discurso falando sobre a “necessidade de mais ações em prol do esporte no município para que os anseios da população sejam atendidos”.