CMPS elege Mesa Diretora para o biênio 2019/2020

Presidente Ariana Fehelberg

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (10/01) na Câmara Municipal de Porto Seguro, com o objetivo de eleger a nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020 da CMPS, vence a chapa única denominada ‘Porto Seguro acima de tudo’ por dez votos favoráveis, um nulo e cinco ausências. A eleição ocorreu após duas tentativas sem sucesso nos dias 20 e 28 de dezembro, respectivamente.

A chapa é composta pelos seguintes membros: presidente, vereadora Ariana Fehlberg (PR), vice-presidente, vereador Lázaro Lopes – Axé Moi (PP); 1° secretário, vereador Kempes Neville – Bolinha (PPS) e 2º secretário, vereador Robério Moura (PSD).

Os vereadores ausentes foram Evai Fonseca (PHS), Wilson Machado (PSC), Robson Vinhas (PCdoB) , Aparecido dos Santos Viana (PSD) e Geraldo Couto (PHS).

A sessão foi presidida pelo presidente interino Evanildo dos Santos Lage (PMDB), mais conhecido como Van Van do Arraial –, vereador com maior número de votos nas eleições 2016, conforme as normas do regimento interno. Também fizeram parte da Mesa o líder do governo, vereador Dilmo Batista Santiago (PROS) e os vereadores Cacique Renivaldo (PV) e Élio Brasil.

Na ocasião, o presidente interino solicitou ao subsecretário da Casa a leitura de uma carta justificando a data atípica da eleição, visto que o mandato da Mesa Diretora biênio 2017/2018 finalizou-se em 31/12/2018.

1ª Mulher presidente da CMPS

Após a votação, com a vitória da chapa ‘Porto Seguro acima de tudo’, Van Van declarou empossada como presidente da Câmara Municipal de Porto Seguro a vereadora Ariana. O vereador parabenizou e desejou boa sorte à 1ª mulher presidente da CMPS da história de Porto Seguro e ressaltou a sua confiança em relação aos trabalhos e o compromisso com o povo porto-segurense.

No pequeno expediente, os vereadores parabenizaram a nova Mesa Diretora e falaram sobre os percalços enfrentados na tentativa da eleição e a importância da democracia.

O primeiro vereador a usar a tribuna foi o vereador Lázaro. Em seu discurso o vereador elogiou a atuação e o caráter de Ariana e finalizou a sua fala frisando “Porto seguro acima de tudo. Democracia sempre”.

O vereador Kempes Neville também reafirmou a importância da democracia em sua fala. “O resultado dessa eleição é a vitória da democracia”. Bolinha ainda 

declarou a sua confiança no mandato de Ariana e falou da importância da união em prol de Porto Seguro.

Relevância histórica

Em seguida, o vereador Robério Moura falou sobre a relevância histórica da eleição da nova Mesa Diretora para Câmara e para o município. “Essa é a Casa do Povo. É preciso que a Casa Legislativa seja independente”. O vereador ainda se pronunciou sobre a batalha enfrentada na disputa eleitoral e agradeceu aos advogados dr. André Requião e dr. Marcos Catalão no transcurso eleitoral.

Com as palavras, “a democracia prevaleceu e prevalecerá nesta Casa”, o vereador Ronildo Alves – Nido (PMDB) deu o tom ao seu discurso. Já o vereador Cacique Renivaldo manifestou a sua indignação em relação a boatos divulgados na mídia de que havia recebido R$ 150.000,00 para fazer parte da base aliada. Segundo o vereador, seu posicionamento a favor da prefeita Cláudia Oliveira (PSD) se deu em decorrência de melhorias para o povoado de Itaporanga que estava abandonada. “Hoje sou cacique não só de Porto Seguro, mas também de minha aldeia”, disse.

Em seu pronunciamento, o líder do governo parabenizou a nova presidente da CMPS e ainda falou sobre a sua busca incessante pela unificação e paz entre os colegas. “Sempre torci que houvesse união entre nós vereadores.” O líder também desejou que o mandato de Ariana seja regido através da paz, transparência e união.

O vereador Elio Brasil parabenizou Ariana por se manter firme e ganhar a presidência em chapa única. Também ressaltou que “hoje sinto um mix de alegre e decepção porque queriam dar um golpe na democracia”. O vereador falou da necessidade de se fazer uma política nova, mais verdadeira e isenta de chantagens.

Em seguida, o vereador Rodrigo Borges ressaltou que “depois de tanto desrespeito e afrontamentos estamos mostrando que prevaleceu a honra e a dignidade. “Agora sim, um feliz Ano Novo para todos”, disse.

Confiança

Em seu discurso, a presidente da Câmara Municipal de Porto Seguro, Ariana Fehlberg falou sobre árdua luta que começou a um ano e seis meses e agradeceu o apoio dos oito vereadores nomeando um a um: Nido, Rodrigo, Lázaro, Van Van, Élio, Helio Navegantes, Robério e Lázaro.

A vereadora também agradeceu ao Cacique Renivaldo e ao líder do governo pela união, bem como a sua mãe, tia Nega, ex-vereadora de Porto Seguro e ao seu marido. “Aprendi a ser quem sou pelo exemplo que tenho dos meus pais. Irei honrar a confiança creditada à minha pessoa. Serei uma incansável defensora do povo porto-segurense”, disse a presidente.

Perfil

Presidente Ariana FehelbergAriana Fehlberg é a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Porto Seguro. Nasceu em Pindorama, distrito de Porto Seguro, em 1980. Com formação em Pedagogia e filha da ex-vereadora Maria Leide, mais conhecida com tia Nega –, Ariana conta que sempre acompanhou a sua mãe nos trabalhos sociais. “O meu ingresso na política se deve ao envolvimento da minha mãe com os trabalhos sociais desenvolvidos na comunidade”

Eleita vereadora pela primeira vez, com 644 votos, Ariana iniciou seu mandato em 2017. Sua base eleitoral é formada em Pindorama, zona rural de Porto Seguro, Vera Cruz, Queimado e assentamento Chico Mendes.

 

 

Galeria de Imagens:

Mesa Diretora Biênio 2019/2020

 


Imprimir   Email