Sessão Solene abre oficialmente os trabalhos do Legislativo Municipal de 2019

Foto: João Cordeiro Fotógrafo - Sessão Solene Abertura dos Trabalhos do Legislativo 2019

A abertura oficial dos trabalhos do Legislativo Municipal do ano de 2019 aconteceu na noite desta terça-feira (5/2) com a Sessão Solene realizada na  Câmara Municipal de Porto Seguro.

O plenário ficou lotado por diversos representantes de setores sociais como o judiciário, eclesiástico, empresarial, militar, secretários municipais e civis que foram prestigiar a primeira sessão do ano  da Casa Legislativa sob a chefia da primeira mulher na história de Porto Seguro  – a vereadora Ariana Prates (PR).

Contando com a presença da prefeita Cláudia Oliveira (PSD), a presidente da CMPS, presidiu os trabalhos da sessão e quebrou o protocolo ao convidar a sua mãe, a ex-vereadora na CMPS, conhecida como Tia Nega, para fazer parte da  Mesa de Honra, que foi composta pela prefeita; o vice prefeito Humberto Nascimento; o vice presidente da CMPS, vereador Lazaro Lopes (PP); o primeiro secretário, vereador Kempes Neville (PPS) e o segundo, vereador Robério Moura (PSD).

Homenagem

No início da sessão, o vereador Robério Moura pediu ao público presente para fazer um minuto de silêncio em homenagem às vitimas do acidente do rompimento da barragem de mineração em Brumadinho/MG.

Na sequência, os vereadores parabenizaram a vereadora Ariana e fizeram as suas considerações, agradecimentos e reafirmaram o compromisso de cumprirem o mandato em prol da população.

O vereador  Lázaro foi o primeiro a usar a tribuna. Em seu discurso, o vereador ressaltou a importância do trabalho conjunto entre o Legislativo e o Executivo. “Que possamos andar juntos para fazermos um bom trabalho para o município”, disse.

Depois foi a vez do vereador Robério fazer as suas considerações, se emocionando ao falar sobre a sua mãe que também foi vereadora e segunda secretária no município de Novo Horizonte em 1955. “Após 64 anos ocupo o mesmo cargo que a minha mãe”.

Em seguida, o vereador Aparecido dos Santos Viana – Cido (PSD) falou sobre a necessidade da oferta de emprego para população e pediu à prefeita para criar a secretaria de Indústria e Comércio para atender a demanda de emprego na cidade.

Juventude

O vereador Hélio Pinheiro (PRB) elogiou as ações do Executivo no município e parabenizou a prefeita pelo trabalho que vem realizando junto ao Legislativo. Já o vereador Elio Brasil (PT) falou sobre os seus projetos para os próximos dois anos de mandato. Segundo o vereador, seu principal foco será a juventude, dando ênfase a cultura e esporte. “O município precisa de ações que fortaleçam a juventude, com o objetivo de afastá-la da criminalidade e das drogas”.

Em seu pronunciamento, o vereador Rodrigo Borges (PV) usou as palavras sorte, transparência e coerência para falar sobre o novo mandato da presidente Ariana Prates que se inicia. Já o vereador Ronildo Aves – Nido (PMDB) ressaltou a importância da participação da sociedade nas sessões da Casa. O vereador Abimael Ferraz (PSC) se pronunciou sobre as diversas obras que a prefeita vem operando no município.

Em seguida, o vereador Evanildo Lage – Van Van (PMDB) se pronunciou sobre a importância da parceria entre o Executivo e o Legislativo e finalizou o seu discurso desejando sabedoria para a presidente da Casa com o objetivo de realizar um bom trabalho.

O vereador Geraldo Couto (PHS) também elogiou as ações do Executivo Municipal, principalmente no setor de saúde e segurança, assim como o vereador Cacique Renivaldo (PV) que manifestou a sua gratidão pelas melhorias nas regiões de Itaporanga, Caraíva e Trancoso.

Em seu discurso, o vereador Wilson Machado (PSC) parabenizou a prefeita pelos seis anos a frente do Executivo e ressaltou a importância do Legislativo realizar um trabalho relevante no próximo biênio.

O líder do governo, Dilmo Santiago (PROS) ressaltou que “não tenho dúvida da parceria que a prefeita terá com a Câmara. Sabemos que o Brasil atravessa uma crise e Porto  Seguro está um canteiro de obras que é fruto da competência da prefeita”. O líder solicitou que o projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre a Câmara Itinerária, seja colocado em prática. Dilmo ainda destacou a simplicidade como uma das maiores qualidades da presidente da CMPS.

O último vereador a usar a palavra foi Kempes Neville que cumprimentou os secretários municipais um a um e elogiou o trabalho da prefeita. O vereador também ressaltou a importância do trabalho do Legislativo  em parceria com o Executivo.

Planejamento

Em seguida, o vice-prefeito falou sobre a coincidência dos poderes Executivo e Legislativo estarem sob a chefia de duas mulheres  e ressaltou predicados da presidente da Casa como habilidade para dialogar e aglutinar. O vice encerrou o seu discurso argumentando que planejamento, estratégia e trabalho são ações que Porto Seguro precisa.

Preconceito

Na sequência, Cláudia Oliveira  falou sobre a importância da valorização da família no processo da educação e ressaltou que tem feito o possível para honrar o seu trabalho.  A prefeita se colocou a disposição do Legislativo e pediu que todos os secretários ficassem de pé “numa demonstração de que estão prontos para servir à Casa”. A prefeita ainda se dirigiu à Ariana e disse “para encarar com determinação o novo mandato”. Segundo a prefeita, “ainda há muito preconceito contra as mulheres. Temos que mostrar o tempo todo que somos capazes”.

Coletividade

No final da Sessão, a presidente da Casa se manifestou dizendo que “quando a pessoa luta e tem fé consegue realizar seus projetos”. Ariana agradeceu aos demais vereadores e frisou que não chegaria aonde chegou sem o apoio dos mesmos. “Estou aqui para somar. Sou a presidente mas necessito da parceria de cada um. Que nosso trabalho seja cumprido em favor da coletividade.  É preciso que haja parceria entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário para o bem comum do município”.

::Galeria de Imagens:

Fotos: João Cordeiro Luz Neto (Fotógrafo PMPS)

Sessão Solene 05/02/2019 - Abertura dos trabalhos Legislativos 2019


Imprimir   Email