Câmara Municipal de Porto Seguro se engaja na campanha Novembro Azul

Novembro Azul na CMPS

O Novembro Azul tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é a segunda mais comum entre os homens brasileiros, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer. Em 2019, estima-se mais de 68 mil novos casos.

A campanha Novembro Azul é adotada mundialmente por diversas entidades que apoiam e promovem ações em prol da causa a fim de que o público masculino se atente mais à própria saúde. É o equivalente ao Outubro Rosa, que alerta para o câncer de mama e à saúde da mulher. Neste ano, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) inicia mais uma edição da campanha com o tema "Seja herói da sua saúde". 

Para conscientizar e estimular a população a realizar exames de prevenção contra o câncer de próstata, a Câmara Municipal de Porto Seguro aderiu à Campanha. O engajamento tem também por finalidade promover hábitos saudáveis que ajudam a evitar a doença, como a prática de atividades físicas e a alimentação saudável.

Os vereadores aprovaram diversas leis no município em prol da saúde da população. Dentre elas estão a Lei nº 1453/18, que cria os componentes municipais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e define os parâmetros para elaboração e implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e a Lei nº 1050/13, que autoriza a criação do Sistema Municipal de registro de casos de câncer.


Imprimir   Email