Câmara retoma os trabalhos legislativos

Sessão Legislativa 06 de Fevereiro de 2020

Em sessão solene, realizada na manhã desta quinta-feira (6/2), no plenário da Câmara Municipal de Porto Seguro, foram retomados os trabalhos legislativos do primeiro semestre de 2020, com a presença da maioria dos vereadores.

Como é tradição na primeira sessão do ano, teve a execução dos Hinos Nacional e Municipal. Na ocasião, teve a leitura da mensagem da prefeita Cláudia Oliveira (PSD), reafirmando o compromisso com o povo porto-segurense e a parceria com o Legislativo Municipal. “Nosso propósito é proporcionar ao visitante e ao morador uma cidade para viver e ser feliz”, ressaltou a prefeita.

Em seguida, a palavra foi franqueada aos vereadores para se pronunciarem sobre questões atreladas ao município. Os vereadores ressaltaram a importância do respeito nas relações, principalmente em ano eleitoral, agradeceram a prefeita obras na cidade; a precaução em relação ao coronavírus e desejaram a recuperação do vereador Robério Moura, que ainda encontra-se licenciado por motivo de saúde.

O vereador  Cacique Renivaldo (PV) tal foi o primeiro a fazer uso da palavra. O vereador agradeceu a prefeita pelas obras na sua comunidade e desejou aos demais vereadores um ótimo trabalho em prol do município.

Responsabilidade

Por sua vez, o vereador Geraldo Contador (PHS) ressaltou a transformação de Porto Seguro através da gestão da prefeita e a contribuição dos vereadores para o município. “Sinto-me honrado de fazer parte dessa Câmara e vejo o esforço dos 17 vereadores, que com responsabilidade trabalham para realizar melhorias para Porto Seguro”, disse o vereador.

Já o vereador Evanildo Lage, o Van Van (PMDB) falou da sua satisfação em presenciar as obras realizadas na sua comunidade. Também de acordo com o vereador, há necessidade de saneamento básico em Arraial d’Ajuda e que através de uma reunião com o gerente da Embasa e a parceria com o Executivo, essa demanda será resolvida. “Minha missão é lutar por melhorias na vida das pessoas”, ressaltou.

Em seguida, o vereador Elio Brasil (PT) discorreu sobre a importância do prevalecimento do respeito na disputa eleitoral. O vereador também comunicou o seu empenho para que o estatuto e plano de carreira dos guardas municipais sejam aprovados. Ainda falou do seu comprometimento em relação a uma região do Bairro Parque Ecológico que está precisando de pavimentação.

Demandas

Em seu discurso, o vereador Kempes Neville (PPS) enumerou várias demandas do município como as cirurgias eletivas, o esporte, a cidadania e a responsabilidade social e a segurança. O vereador ainda ressaltou a transformação de Porto Seguro através da gestão Cláudia Oliveira e reafirmou o seu compromisso por melhorias em vários bairros carentes como Casas Novas.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Abimael Ferraz – Bibi (PSC) se pronunciou a respeito das mudanças do município com a gestão da prefeita. “Parabenizo o a prefeita que transformou o conceito de administração da cidade. Cláudia Oliveira fez o diferencial”, disse. Bibi também desejou o restabelecimento do vereador Robério e parabenizou o preside Jair Bolsonaro pela gestão.

Na sequência, o vice-presidente da CMPS, Lázaro Lopes (PP) falou da parcela de contribuição dos vereadores para as  transformações no município  e cobrou do secretário de Obras melhorias para o Buraco da Jia.  Também falou sobre a importância da sociedade ter cautelas quanto ao coronavírus.

O vice também enumerou várias questões da comunidade que necessitam ser supridas, como a falta de lixeiras na Orla Norte, no centro, e no Baianão e a falta de acessibilidade urbana para pessoas com deficiência física.

O vereador Aparecido dos Santos Viana (PSD) discorreu sobre a importância de oferecer oportunidade de emprego para os jovens, dos requerimentos de sua autoria para requalificação de serviços de trânsito e do PL em que também é o autor e que está em andamento. O PL regulamenta a realização de feira livre semanal na praça Visconde de Porto Seguro no centro.

Por sua vez, o vereador Hélio Navegantes (PRB) agradeceu a prefeita pelos requerimentos e indicações atendidos e ao deputado do seu partido pela emenda de R$ 500 mil que foi empregada na reforma do posto de saúde do Bairro Fontana I e na requalificação da praça em frente à tarifa, no centro da cidade.

Moção

O vereador Ronildo Alves (PMDB) falou da importância da Moção de Congratulações ao Grupamento de Bombeiros Militar de Porto Seguro, pelo trabalho que a classe vem desenvolvendo desde dezembro de 2019 nas praias de Trancoso. “Em dezembro tivemos 30 ocorrências de prevenção. Já em janeiro, tivemos 60 ocorrências  e quatro salvamentos”.

O vereador também falou sobre a ordem de serviço da prefeita para o asfaltamento do bairro Condomínio 2000 e agradeceu pelas benfeitorias em Trancoso.

Nido ainda comunicou que no dia 4 de março terá uma audiência sobre a requalificação das barracas de praia de Trancoso e que também está propondo a requalificação do Beco da Alegria.

Vitórias

No final do pequeno expediente, a presidente da CMPS, Ariana Prates (PR) agradeceu a presença de todos e desejou um ótimo ano e sorte para todos os vereadores. "Agradeço a Deus por estarmos aqui e por sempre nos amparar. O ano de 2019 foi de muitas vitórias. Quero em público pedir ao Executivo para fazer o melhor pela nossa cidade. Há muitas demandas que precisam ser feitas o mais rápido possível”, disse a presidente.

Ariana ainda falou sobre o projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre o retorno da feirinha às quintas-feiras na Tarifa Municipal. “Recebi uma resposta da secretaria de Agricultura e Pesca, que na próxima semana haverá uma reunião com as pessoas envolvidas para começar a feira”, ressaltou.

A presidente ainda pediu a população para orar para que o coronavírus não chegue no nosso país.


Imprimir   Email