Câmara Municipal celebra Dia Internacional da Mulher

Sessão dia 12 de Março

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a manhã desta quinta-feira (12) foi de homenagens na Câmara Municipal. Por iniciativa da primeira mulher a presidir o Legislativo Municipal de Porto Seguro, a vereadora Ariana Prates (PR), o evento teve o propósito de discutir os desafios vividos por mulheres e o avanço na conquista de seus direitos contados através do relevante histórico de atuação pelos serviços prestados em diferentes áreas de atuação pelas 32 mulheres homenageadas.

A Mesa Solene contou com a presença da prefeita Cláudia Oliveira (PSD), a presidente Ariana e sua mãe, ex vereadora, mais conhecida por tia Nega e a juíza de Direito, Dra. Michelle Quadros Patrício.

Mês da Mulher

Ariana iniciou as saudações do evento falando sobre a comemoração do mês da mulher e convidando os vereadores Lázaro Lopes (PP), Elio Brasil (PT) e  Kempes Neville, o Bolinha do Mirante (PPS) para distribuir rosas para todas as mulheres presentes.

O evento foi acompanhado pela população que lotou as dependências do Plenário e foi abrilhantado com um show de dança representando a libertação e o empoderamento feminino. Teve também a apresentação de um vídeo com a fotografia de todas as servidoras da Câmara, que também foram homenageadas com um certificado pela contribuição para a construção de uma sociedade melhor.

Amor, respeito e valor

Na ocasião, Ariana pediu a tia Nega para orar abençoando todas as mulheres, ressaltando que oração de mãe é especial por ser ainda mais poderosa. Em sua oração, Tia Nega destacou três palavras, que segundo ela, fazem a diferença na vida das mulheres: o amor, o respeito e o valor. “O amor por si mesma e pelo próximo, o respeito por todos, principalmente por nós mesmas e o valor que temos que nos dar. Esses valores norteiam a vida das mulheres”, disse tia Nega.

Em seus pronunciamentos, os vereadores nominaram todas as homenageadas ressaltando a importância e a contribuição dos seus trabalhos em prol da sociedade.

Empoderamento

O vereador Abimael Ferraz (PSC) falou sobre o empoderamento da mulher e citou a Mesa Solene representada pelos poderes  judiciário, legislativo e executivo, todos com mulheres à frente. O vereador Rodrigo Borges (PV) frisou em seu discurso que “lugar de mulher é onde ela quiser”. Já o vereador Ronildo Vinhas Alves falou sobre o trabalho relevante da sua homenageada, a líder comunitária Maria da Glória Lua Bom Fim Souza. “É uma honra poder homenagear a líder comunitária Maria da Glória, que há dez anos trabalha na Pastoral da Criança e vem lutando pela causa social buscando melhorias para todos”, disse Nido.

Em seguida, a palavra foi franqueada à prefeita que parabenizou os vereadores pelo trabalho desempenhado no Legislativo e pelo respeito pelas mulheres do município. A prefeita também parabenizou a presidente da Casa pela iniciativa do evento e elogiou a celebração.  Já a juíza Dra. Michelle ressaltou as dificuldades que a mulher ainda enfrenta na sociedade, principalmente no mercado de trabalho.

No final da sessão solene, a presidente da Casa, Ariana agradeceu a presença de todos, nomeado os vereadores um a um, a prefeita, as secretária de Ação Social e de Educação Lívia Bittencourt e Janis Alves e a todas as homenageadas. “Essa é uma homenagem singela, mas foi feita com o coração. Quero agradecer especialmente os funcionários desta Casa pelo apoio e respeito. Sinto-me honrada em estar aqui com vocês.

A presidente da CMPS convidou a população para um lanche após o evento e  também para  a próxima sessão ordinária a ser realizada na quinta-feira (19) às 10h, ressaltando a importância da comunidade acompanhar os trabalhos do Legislativo Municipal.

Homenagens

Nove cidadãs, com atuação em áreas diversas, foram agraciadas com diploma em reconhecimento pela sua trajetória. Conheça a lista completa das homenageadas.

1. Sra. Jane Eliane D. Naralino, homenageada pela e presidente da CMPS, Ariana Fehlberg;
2. Sra. Shirley Moriale homenageada pelo Vereador Abimael Ferraz.;

3. Sra. Pastora Fabiane Rodrigues Ramalho C. Santos homenageada pelo vereador Aparecido dos Santos Viana;

4. Sra. Sirlene Rocha dos Santos Santiago homenageada pelo vereador Dilmo Santiago;

5. Sra. Marlene Barbosa Santana homenageada pelo vereador Kempes Neville;

6. Sra. Sandra de Fátima Petri Meloti homenageada pelo Vereador Lázaro Lopes; 

7. Sra. Edite Senhorinha homenageada pelo Vereador Rodrigo Borges;

8. Sra. Maria da Glória Lua Bom Fim Souza homenageada pelo Vereador Ronildo Vinhas;

9.Sra. Adenisia Santana Lacerda homenageada pelo Vereador Renivaldo Braz.

 

Homenageadas pelos cargos

10. Sra. Claudia Oliveira, Prefeita Municipal ;

11. Dra. Michelle Quadros Patricio, Juíza;

12. Livia Cardoso Nascimento, Secretária assistência Social;

13. Sra. Hilda Rodrigues de Abreu, Jornalista;

14. Sra. Carla Patrícia Silva da Costa Brasil, Comerciante;

 15. Sra. Janes Souza, Secretária de Educação;

16. Sra. Marizélia Sodré Costa,Ex-1ª Dama do Município;

17. Maria Leide de Oliveira Fehlberg, Ex Vereadora;

18. Sra. Marlucia Fehlberg, Servidora Pública;

19. Sra. Inaiara Souza Dantas, Guarda Municipal;

20. Sra. Ionara da P. Tavares Nascimento, Professora;

21. Sra.  Cosmira Borges, Agente de Limpeza Pública;

22. Sra.  Elaine Cristina de Pádua, Conselheira Tutelar.

Servidoras públicas da Câmara Municipal  homenageadas

Aline Nascimento Silva;

Carmem Nogueira Gomes;

Damiana Rodrigues da Silva;

Elinalva Gonçalves de Oliveira;

Isabel Cristina Dariva de Bittencourt;

Ivanete Comper dos Santos;

Jaqueline de Jesus Meireles da Silva;

Juliana de Souza Gomes;

Lucineide da Silva Matos;

Márcia Maria Silva Alexandrino;

Maria de Fátima Barreto;

Raquel Fernandes de Oliveira;

Renata Bruny Oliveira de Matos;

Soraia Tomich Marcos;

Suzielma Rodrigues Santos;

Wingred Leila Oliveira Santana.

Estiveram presentes na solenidade, os vereadores: presidente da CMPS Ariana Prates (PR), vice-presidente da CMPS Lázaro Lopes – Axé Moi (PP), Evanildo Santos Lage, Aparecido dos Santos Viana (PSD), Ronildo Vinhas Alves (PMDB), Elio Brasil (PT), Abimael Ferraz (PSC), Wilson Machado (PSC), Renivaldo Braz Correa – Cacique Renivaldo (PV), Kempes Neville (PPS), Rodrigo Borges (PV) e Dilmo Batista Santiago (PROS), além da presidente da CMPS, Ariana Prates (PR).

Além deles, estiveram presentes também representantes do Judiciário e secretários municipais, entre outros segmentos.

Galeria de Imagens:

Sessão Solene - Mês da Mulher 12 de Março de 2020


Imprimir   Email