Câmara realiza última sessão do ano

Sessão do dia 17 de Dezembro de 2020

A Câmara Municipal de Porto Seguro realizou sessão extraordinária no encerramento dos trabalhos da atual legislatura, na manhã desta quinta-feira (17/20), logo após a sessão ordinária.

Na ordem do dia, os vereadores aprovaram por unanimidade dois projetos de lei do Legislativo, em 2ª votação, e fizeram suas considerações no pequeno expediente – em tom de despedida para alguns e de recomeço para outros.

Na última sessão do ano, os parlamentares foram unânimes em agradecer a população do município pelos votos, à prefeita Cláudia Oliveira pelo legado, aos servidores da Casa pela parceria, aos familiares pela colaboração de sempre, e aos colegas vereadores pelo trabalho realizado durante os quatro anos de mandato no Legislativo.

O primeiro vereador a se pronunciar foi Hélio Navegantes. O vereador que não se elegeu nas últimas eleições, agradeceu a Deus pelos quatro anos de mandato e ressaltou que “a gente perdeu uma batalha, mas não perdeu a guerra”.

Helio pediu a Deus para abençoar cada um dos vereadores e destacou que “encerrarei meu mandato de cabeça erguida”. E, finalizou seu discurso dizendo que continuará na batalha buscando melhorias para Porto Seguro. “Desejo a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo”, disse o vereador. 

Honra

Em seguida, o vice-presidente da CMPS, Lázaro Axé Moi iniciou a sua fala ressaltando que foi uma honra estar na Casa Legislativa por quatro anos. O vereador parabenizou os próximos vereadores que comporão a Câmara na legislatura de 2021 a 2024. “Porto Seguro merece os melhores vereadores e um Executivo de excelência”, disse o vereador, que também desejou sucesso a Jânio Natal. “Que o novo prefeito dê seguimento ao crescimento de Porto Seguro”.

Lázaro ainda ressaltou que “foi uma honra estar com vocês e participar da Mesa Diretora. A presidente Ariana Prates me surpreendeu o tempo todo com a sua dedicação e competência.  Saio de cabeça erguida, porque sei que contribui para o crescimento de Porto Seguro”. E, encerrou sua fala  com as seguintes palavras: “Deus é bom o tempo todo”.

O vereador Nido agradeceu aos colegas, servidores da Casa, eleitores e desejou sucesso aos vereadores que estarão no Legislativo por mais quatro anos “lutando pela comunidade e pelo município”.  “O sistema eleitoral é uma democracia e assim prevaleceu. Foi um aprendizado enorme nesses quatro anos de mandato. Aprendi muito com os vereadores mais experientes, como Cido que está em seu sexto mandato, Evaí, Dilmo e outros. Em quatro anos de faculdade de curso de Administração não aprendi tanto quanto nesses quatro anos de Câmara”, disse o vereador.

Nido ainda falou do ano atípico de 2020, por conta da pandemia e desejou um próspero e feliz 2021 a todos.

Em seguida, Dilmo Santiago agradeceu a todos os colegas vereadores, servidores da Casa, eleitores e falou da honra de poder ter estado ao lado de vereadores como o Cido, que está em seu sexto mandato e nomeou os demais um a um, ressaltando suas qualidades, por fim, citou o nome de Ariana salientando a sua seriedade, dignidade e competência à frente da presidência da Câmara.

Aniversariante

Na sequência, a vereadora Lívia Bittencourt, aniversariante do dia, iniciou seu pronunciamento se despedindo do Legislativo. “A Câmara de vereadores me ensinou muito, e eu não poderia deixar de agradecer ao vereador Evaí Fonseca, que foi um grande parceiro ao ingressar-me no Legislativo. Quero também agradecer aos demais vereadores que sempre me acolheram e também ao vereador Robério Moura, que por questões do destino não está presente entre a gente nesse momento”.

A vereadora falou da importância do  seu pai, em sua vida e que o mesmo não está bem de saúde, e solicitou aos vereadores que assumirão o mandato em 2021 – que acaso seu pai não se recupere, que a Câmara possa fazer uma homenagem a ele pela honestidade, integridade e pela ajuda que prestou ao povo de Porto Seguro.

“Aproveito a oportunidade para dizer que como vereadora nessa cidade, trabalhei muito, principalmente com políticas públicas voltadas para as mulheres”, disse.

Lívia ainda citou o requerimento de sua autoria que mais marcou o seu mandato, que foi a solicitação de disponibilização de tratamento de quimioterapia para Porto Seguro, e agradeceu ao Executivo por ter atendido todas as suas indicações e requerimentos.

Complexidade

Em seu pronuciamento, o vereador Élio Brasil falou sobre a complexidade da função do cargo de vereador, por estar no dia-a-dia presente aonde o povo está, e salientou que não está se despedindo da política, e sim do mandato de vereador. “Continuarei sendo um militante político, porque eu sei que é a política que transforma a vida das pessoas”, ressaltou.

O vereador mais experiente da Câmara –  Aparecido dos Santos Viana, conhecido como Cido, que está completando seu sexto mandato como vereador em Porto Seguro – , agradeceu e parabenizou cada parlamentar, nomeando um a um, pelo legado deixado ao município.

Cido agradeceu também à prefeita pelas obras na cidade e falou sobre a importância da continuidade dos trabalhos pelo novo prefeito que assumirá em 2021, nas áreas de educação, saúde, segurança e emprego.

Determinação

O vereador ainda parabenizou a presidente Ariana pela competência, trabalho e determinação. “Tenho certeza que a vereadora Ariana continuará por mais dois anos como presidente dessa Casa”, disse.

O primeiro índio a assumir um mandato na Câmara Municipal na história de Porto Seguro, vereador Cacique Renivaldo falou do seu aprendizado durante seu mandato na Câmara e agradeceu ao vereador Evaí Fonseca pela parceria e ensinamentos.

Descontraído, o vereador salientou que “a minha casa estará a disposição dos colegas para comer “aquela galinhada caipira”.

O parlamentar ainda pediu apoio aos colegas e aos eleitores para apoiá-lo na disputa para se candidatar a deputado estadual, e mandou um recado para os eleitores que venderam seus votos: quero mostrar que nem todos os políticos são corruptos”.

A primeira mulher a presidir o Legislativo Municipal de Porto Seguro, Ariana Prates falou sobre o compromisso dos vereadores com a cidade, e desejou bênçãos de Deus ao mandato de cada parlamentar reeleito.

Ariana falou do quanto foi importante conhecer cada vereador, do carinho especial que tem por cada um, e fez questão de lembrar o vereador Robério Moura, que não pôde completar o mandado por motivo de saúde.

“O vereador Bolinha me ajudou muito como primeiro secretário. Lázaro também me ajudou muito com seu companheirismo. Aos servidores, obrigada de coração. Estaremos por mais quatro anos juntos nessa jornada. Deus abençoe Cláudia Oliveira – primeira mulher a chefiar o Executivo na história de Porto Seguro. Que Deus abençoe e dê discernimento a Jânio Natal, para que ele  possa fazer um bom governo para todos. Que Deus abençõe a vida de cada um de vocês. Estamos realizando a última sessão do ano. Contem comigo.

O vereador Abimael Ferraz agradeceu a todos, aos seus eleitores, aos seus familiares, aos colegas vereadores ressaltando que “foi uma honra estar nesses quatro anos na Câmara de vereadores. Quero agradecer a Deus, que me deu a oportunidade de ser vereador depois de 20 anos no serviço público prestado nesta cidade. Como vereador busquei servir todos os setores da sociedade, focado no bem estar do cidadão”.

O vereador ainda desejou sorte ao novo prefeito Jânio Natal e aos vereadores reeleitos.

O vereador Wilson Machado salientou em pronunciamento o aprendizado que teve nesses quatro anos de mandato. “Aqui é uma escola. Considero cumprido o meu dever”, disse.

Wilson agradeceu à prefeita, que segundo o vereador, “deixou um legado para a cidade e melhorou as condições de vida de todos os moradores de Porto Seguro”.

“Vou estar em Vera Cruz a disposição de todos. Para vocês, um feliz Natal e um próspero Ano Novo”, ressaltou.

Vida pública

O vereador mais votado de Porto Seguro, pela segunda eleição consecutiva, Van Van do Arraial, iniciou sua fala fazendo agradecimentos a todos os servidores da Casa, familiares, colegas vereadores, a sua equipe, eleitores e ressaltou as dificuldades que teve no início da vida pública.

“Quero dizer que estarei em todos os cantos desses município buscando melhorias para a população”, disse.

Van Van se desculpou com a comunidade de Arraial D’Ajuda por não ter conseguido o tanto quanto gostaria de ter feito em prol da população. “Se não consegui mais melhorias  para Arraial – não foi por falta de cobranças que fiz diariamente”.

O vereador encerrou sua fala ressaltando que “só eu sei o quanto Deus me honrou nessas eleições”.

O vereador Robson Vinhas agradeceu aos vereadores e a prefeita pelos trabalhos, aos taxistas, denominados por ele como “minha família”, e manifestou apoio ao vereador Cacique Renivaldo, que declarou que será candidato a deputado estadual.

O vereador ainda informou que a deputada Alice Portugal prometeu para o ano que vem uma emenda para Porto Seguro.

História

Em seu discurso, o vereador Evaí Fonseca salientou que “são 12 anos na Casa Legislativa. Sou muito grato à população de Porto Seguro”. O vereador fez uma breve retrospectiva dos seus mandatos na Câmara, citando os seus mandatos como vice-presidente e posteriormente presidente da CMPS. “Aqui nós construimos uma história no Legislativo”, disse. E, nominou agradecendo cada servidor da Casa, um a um, pela contribuição.

Evaí citou uma série de melhorias que deixa como legado na Câmara, como o painel no Plenário, ouvidoria, obras de acessibilidade, entre outros.

Também agradeceu a população pelos quase 450 votos ao candidato a vereador que concorreu às eleições, Alexandre – que é seu filho.

“Posso assegurar que nesses 12 anos de Câmara, não guardo ressentimento contra ninguém. Eu sei dos meus propósitos e batalhas e não me arrependo de nada”, ressaltou.

Evaí parabenizou todos os vereadores eleitos e os que não se elegeram e deixou um recado para a prefeita Cláudia: “devia ter olhado para os seus aliados. A sua base aliada foi uma negação. Vários vereadores da base foram sacrificados. Deu valor a pessoas que não deviam. Tivemos uma política atípica por conta da pandemia, e não houve um olhar especial da prefeita para os candidatos de base. Deixo meu abraço e agradecimento a cada um de vocês. Aprendemos muito nos nossos mandatos. Isso aqui é como uma faculdade”, disse o vereador Evaí.

O vereador Rodrigo Borges iniciou sua fala ressaltando que apesar de ter sido o quarto vereador mais votado nas eleições não conseguiu se eleger.

“Rodrigo agradeceu a prefeita Cláudia pela ótima gestão e ressaltou que os colegas vereadores farão parte da sua história. “Nosso trabalho terá continuidade. Desejo um excelente trabalho ao prefeito e ao vice em prol do povo. Sei que ainda tenho muito para contribuir para o município. Feliz Natal a todos.

Confira abaixo os projetos de lei do Legislativo Municipal aprovados em 2ª votação

-Projeto de Lei Nº 053/2020, autoria Edil, Abimael Ferraz Gomez

Matéria: Denomina oficialmente como Lagoa Ciro Palmerston, lagoa localizada no bairro Village. Quórum: Maioria Absoluta de acordo com o art. 142 do RI;

- Projeto de Lei Nº 054/2020, de autoria do vereador Ronildo Vinhas Alves.

Matéria: Declara de uso especial, destinado a implantação de equipamento público comunitário em área onde indica no distrito de Trancoso.

Quórum: Dois terços (2/3) de acordo com o art. 143 do RI.

Os projetos de lei citados acima foram aprovados por unanimidade dos presentes.


Imprimir   Email