Image is not available
Fachada CMPS

Educação é destaque na Câmara

Plenário - Sessão Legislativa dia 08 de Junho de 2017

Na sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (8/6),na Câmara Municipal de Porto Seguro, os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio do Instituto Trancoso  lotaram as galerias do plenário a convite do vereador Ronildo Vinhas Alves – Nido (PMDB), para assistirem de perto o funcionamento da sessão legislativa e acompanharos trabalhos dos vereadores.

Na tribuna livre, a professora Maria Jacira Faria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) se pronunciou sobre a importância de se transferir o curso de Turismo de Eunápolis para Porto Seguro e reivindicou o convênio entre a prefeitura e a UNEB, com a finalidade de implantar o curso de Turismo no município. A professora também falou sobre a história da UNEB –,  que há 17 anos atua no estado da Bahia em 24 campus com quatro cursos de graduação.

Todos os vereadores apoiaram a iniciativa da realização do convênio da UNEB com a prefeitura. Na oportunidade, o vereador Elio Brasil (PT) falou sobre o Hotel Fasano em Trancoso e o compromisso do empreendimento em construir um espaço dedicado à educação. “Acredito que esse é o momento oportuno para que o Fasano possa cumprir a sua promessa”, disse o vereador. O vereador Rodrigo Borges (PV) também destacou a importância de implantar cursos profissionalizantes para  jovens no litoral sul.

Educação

O presidente da CMPS, Evaí Fonseca (PHS) também ressaltou a importância da educação e da parceria entre a prefeitura e a UNEB. “Em nome do Legislativo, o vereador Nido estará à frente deste projeto com o apoio de todos os vereadores para que seja concretizado o mais rápido possível”. Evaí também destacou a Escola do Legislativo, que foi implantada na Câmara, com o intuito de auxiliar no conhecimento e na atuação dos vereadores, assessores e funcionários.

Na ocasião, o presidente usou a tribuna para falar que está sendo caluniado pelo ex-prefeito Ubaldino Júnior, na “Rádio Palanque”. “Estamos sendo acusados de ter gastado R$ 900 mil com assessoria. O contrato está à disposição da imprensa. O gasto foi de R$ 13 mil. É mais uma tentativa de denegrir a imagem dos vereadores. Estão nos atacando porque vamos construir a nova sede da Câmara no terreno que era da família Pinto”, disse.

Em seu pronunciamento no pequeno expediente, o vereador Kempes Rosa – Bolinha (PPS) parabenizou os estudantes do Instituto Trancoso pelo interesse na política e falou sobre a importância do curso de Turismo na região. Bolinha também apoiou Evaí em relação às críticas que vem sofrendo na “Rádio Palanque” e ressaltou que “tem a convicção que esta gestão está atuando em prol das melhorias para o município”.

Na sequência, o vereador Nido sugeriu a solicitação de um requerimento à prefeitura pedindo uma área para a construção do Campi da UNEB em Trancoso. “Esse projeto é um desafio, mas a Câmara está unida com o objetivo de realizá-lo.” Já o vereador Robson Vinhas (PCdoB), relatou a sua viagem a Salvador para reivindicar melhorias para a classe de taxistas, com as autoridades competentes. O vereador também elogiou as ações da prefeita Cláudia Oliveira (PSD), em especial no bairro Cambolo. O vice-presidente da CMPS, vereador Aparecido Viana também agradeceu a prefeita pelo retorno da ambulância para Pindorama.

Em seguida, o vereador Cacique Renivaldo (PV) solicitou uma investigação devido a desvio na entrega de merenda da escola da aldeia na qual pertence. “Que os culpados sejam penalizados”, disse o vereador. O vereador Robério do Meio Ambiente (PSD) destacou em seu discurso o problema relacionado a água em Coqueiro Alto, Maria Viúva e região. Segundo o vereador, há alguns poços artesianos que não foram concluídos e outros estão precisando de manutenção. Já o vereador Wilson Machado (PSC) elogiou a prefeita pelas benfeitorias em Vera Cruz. O vereador Rodrigo Borges pediu aos demais vereadores providências para resolverem o problema da falta de médicos no Hospital Luís Eduardo Magalhães. “É a saúde dos munícipes que está em jogo”, disse.

Projetos aprovados em 1ª votação

Legislativo Municipal

- Projeto de Lei Nº 013/2017, de autoria do vereador Kempes Neville Simões Rosa – institui no município de Porto Seguro, o Dia Municipal da Marcha para Jesus, a ser realizado anualmente no segundo sábado do mês de dezembro e dá outras providências. Quórum: Maioria absoluta de acordo com o art. 142 do RI;

- Projeto de Lei Nº 014/2017, de autoria do vereador Evaí Fonseca Brito – considera patrimônio cultural municipal as Barracas de Praia do município de Porto Seguro. Quórum: Maioria absoluta de acordo com o art. 142 do RI.